Escola de Campo de Arapiraca amplia conhecimentos e expande produção agroecológica
Prefeito Luciano acompanha trabalho desenvolvido pelos professores, servidores e estudantes

Com uma produção mensal de mais de uma tonelada de alimentos agroecológicos, o Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral Adalberto Saturnino de Almeida (CAETI 5), localizado no bairro Batingas, em Arapiraca, é utilizado como ferramenta pedagógica para aulas práticas de agricultura para centenas de alunos e alunas da rede municipal de ensino.
Além de produzir novos conhecimentos, a Escola de Campo de Arapiraca tem como propósito maior a difusão de novos conhecimentos, baseados na integração e aplicação de conceitos ecológicos e sustentáveis.
Nesta quarta-feira (30), o prefeito Luciano Barbosa esteve na escola e acompanhou de perto os trabalhos desenvolvidos pelos professores, servidores e estudantes.
A visita também contou com a presença dos secretários municipais de Infraestrutura, Roany Izidoro; de Esportes, Fabiano Leão; secretário-executivo Vytor Ferro; o presidente da Câmara Municipal, vereador Léo Saturnino, e a gestora da Escola de Campo, Vanessa Pinheiro.
“Com a produção agroecológica, conseguimos fazer muito mais por nossas crianças. Aqui, elas plantam e colhem seu próprio alimento. O contato com a terra e a natureza é muito importante nessa fase da vida delas. Produzir de forma sustentável e sem agredir o meio ambiente, além das hortaliças, a escola vai ganhar um moderno e equipado laboratório para expandir sua Farmácia Viva e produzir mais produtos fitoterápicos”, destaca ela.
Alimentos para o Restaurante Jerimum, escolas e creches
Em um terreno com três hectares, ou seja, mais de 10 mil metros quadrados, centenas de alunos e alunas da rede municipal de ensino aprendem a plantar, colher e comercializar alimentos agroecológicos, a exemplo de hortaliças, frutas, ovos, peixes e galinha caipira.
Os alimentos são destinados para a merenda escolar, o Restaurante Popular Jerimum e as creches da rede municipal de ensino.
A Escola de Campo coloca Arapiraca como referência no Brasil na prática da educação agroecológica e de uma agricultura com alimentos livres de defensivos químicos.
A superintendente Wanessa Pinheiro conta que, na horta escolar, os professores contextualizam todo o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula com os alunos, seja na matemática, português, ciências, meio ambiente, de forma prática no campo”, acrescenta.
O espaço onde funciona a Escola de Campo de Arapiraca foi totalmente revitalizado e ampliado na gestão do prefeito Luciano Barbosa, há cerca de dois anos, com a implantação de novos equipamentos agroecológicos, a exemplo do aviário, o minhocário, tanque para criação de peixes, uma estufa com 252 metros quadrados, com cobertura ANTI UV para a proteção de raios ultravioleta, além de pavimentação completa, colocação de calçadas, praças e rampas com acessibilidade e sistema de iluminação em LED.
Últimas notícias

Tragédia na AL-220 deixa pai e filha mortos e militar ferido em Piranhas

Homem é morto a facadas durante confraternização em Palmeira dos Índios

Jovens espancam homem em via pública no bairro Tabuleiro do Martins

Moradores de Santa Luzia do Norte passam mal após vazamento de amônia em indústria

Bandido mata jovem a tiros na zona rural de Delmiro Gouveia

Homem fica ferido após cair de motocicleta na BR-316 em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
