Escola de Campo de Arapiraca amplia conhecimentos e expande produção agroecológica
Prefeito Luciano acompanha trabalho desenvolvido pelos professores, servidores e estudantes
Com uma produção mensal de mais de uma tonelada de alimentos agroecológicos, o Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral Adalberto Saturnino de Almeida (CAETI 5), localizado no bairro Batingas, em Arapiraca, é utilizado como ferramenta pedagógica para aulas práticas de agricultura para centenas de alunos e alunas da rede municipal de ensino.
Além de produzir novos conhecimentos, a Escola de Campo de Arapiraca tem como propósito maior a difusão de novos conhecimentos, baseados na integração e aplicação de conceitos ecológicos e sustentáveis.
Nesta quarta-feira (30), o prefeito Luciano Barbosa esteve na escola e acompanhou de perto os trabalhos desenvolvidos pelos professores, servidores e estudantes.
A visita também contou com a presença dos secretários municipais de Infraestrutura, Roany Izidoro; de Esportes, Fabiano Leão; secretário-executivo Vytor Ferro; o presidente da Câmara Municipal, vereador Léo Saturnino, e a gestora da Escola de Campo, Vanessa Pinheiro.
“Com a produção agroecológica, conseguimos fazer muito mais por nossas crianças. Aqui, elas plantam e colhem seu próprio alimento. O contato com a terra e a natureza é muito importante nessa fase da vida delas. Produzir de forma sustentável e sem agredir o meio ambiente, além das hortaliças, a escola vai ganhar um moderno e equipado laboratório para expandir sua Farmácia Viva e produzir mais produtos fitoterápicos”, destaca ela.
Alimentos para o Restaurante Jerimum, escolas e creches
Em um terreno com três hectares, ou seja, mais de 10 mil metros quadrados, centenas de alunos e alunas da rede municipal de ensino aprendem a plantar, colher e comercializar alimentos agroecológicos, a exemplo de hortaliças, frutas, ovos, peixes e galinha caipira.
Os alimentos são destinados para a merenda escolar, o Restaurante Popular Jerimum e as creches da rede municipal de ensino.
A Escola de Campo coloca Arapiraca como referência no Brasil na prática da educação agroecológica e de uma agricultura com alimentos livres de defensivos químicos.
A superintendente Wanessa Pinheiro conta que, na horta escolar, os professores contextualizam todo o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula com os alunos, seja na matemática, português, ciências, meio ambiente, de forma prática no campo”, acrescenta.
O espaço onde funciona a Escola de Campo de Arapiraca foi totalmente revitalizado e ampliado na gestão do prefeito Luciano Barbosa, há cerca de dois anos, com a implantação de novos equipamentos agroecológicos, a exemplo do aviário, o minhocário, tanque para criação de peixes, uma estufa com 252 metros quadrados, com cobertura ANTI UV para a proteção de raios ultravioleta, além de pavimentação completa, colocação de calçadas, praças e rampas com acessibilidade e sistema de iluminação em LED.
Últimas notícias
Prefeitura de Girau do Ponciano lança o programa “Girau Premiado 2025” para fortalecer o comércio local
Entre provocações e bom humor, Ronaldo Lessa e JHC trocam farpas sobre roda-gigante de Maceió nas redes sociais
Homem que matou mulher com 15 facadas após suspeitar furto de carteira é condenado a 16 anos em Arapiraca
STF nega por unanimidade recurso de Bolsonaro em condenação
Vereador César Felizardo assegura R$ 500 mil em emenda da senadora Dra. Eudócia para Jequiá da Praia
Relatório do IMA aponta 13 trechos do litoral de Alagoas impróprios para banho
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
