Cultura na Praça retorna com arrasta-pé e serviços na próxima segunda-feira (5)
Evento ocorrerá na Praça Luiz Pereira Lima
A Tenda Cultural Afrísio Acácio será palco da retomada do projeto Cultura na Praça e da abertura do circuito junino em Arapiraca. A partir das 8h30 desta segunda-feira, a cultura nordestina será exaltada na Praça Luiz Pereira Lima. O projeto é realizado pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, e pela Associação Cultural de Tradições Nordestinas de Arapiraca (ACTNA).
O evento terá a presença de Sirano e Sirino, sanfoneiros cearenses que marcaram a história do forró e do baião. Com os sucessos “Não sou vaqueiro”; “Tô pagando, tô bebendo”; “Amor unilateral”; “Em mulher não se bate nem com uma flor”; “Valeu o boi”; “Cabra desmantelado”. Além deles, o palco que homenageia o idealizador do projeto, o mestre Afrísio Acácio, receberá artistas da terra que fazem parte da história do Cultura na Praça, que este ano completa 15 anos. São eles: Maxsuel do Acordeon, Victor Jordão, Altamiro Acácio, Forró do Xera, Severo da Mata Limpa, Trio Forró Fiando, Bastinho do Acordeon, Trio Beija Flô e Galã do Forró.
A abertura desta edição terá também a participação de Ana Clécia dos Santos Lima, cordelista de 23 anos que é bisneta do saudoso Zé do Rojão. Todo evento será transmitido pelo canal da Prefeitura de Arapiraca.

A gestão municipal tem realizado um trabalho interdisciplinar para levar cultura, alegria e serviços à população que estará na praça. As secretarias de Gestão, Saúde, Educação, Defesa Social, Obras, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Desenvolvimento Social, SMTT, Procuradoria, Controladoria e Fazenda têm trabalhado em conjunto para a realização do Cultura na Praça. “Estamos todos empenhados em realizar essa retomada do projeto que marca também a abertura do circuito junino em Arapiraca e com o apoio do Prefeito Luciano Barbosa e secretário de Gestão Yale Fernandes, vamos fazer uma festa à altura do projeto que representa a cultura nordestina no agreste que reúne vários artistas que estão aqui toda semana apresentando seu repente, seu cordel e suas músicas”, destacou a secretária Mônica Nunes.
O projeto iniciou em 2011, idealizado pelo Mestre Afrísio Acácio, com o intuito de reunir os artistas que se apresentavam na Feira Livre de Arapiraca. Em 2023, foi considerado Patrimônio Imaterial de Arapiraca, através da Lei 96/2023. Com o falecimento de Afrísio, em 2021. sua família deu continuidade ao seu projeto em parceria com a gestão municipal. O Cultura na Praça conta também com a parceria da Uneal e Coringa.
Veja também
Últimas notícias
Polícia inicia investigações sobre morte de bebê afogado em Coruripe
Polícia avança em caso de agressão a menino autista em clínica de Maceió; mãe foi ouvida
Prefeitura de Maceió realiza último dia de vacinação antirrábica no próximo sábado (8)
Imagem de terço se forma na água durante batismo de bebê em SC
PM apreende máscara do Coringa, armas e drogas em ‘estoque’ de facção criminosa
Atropelamento deixa vítimas com ferimentos graves na cabeça e face em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
