Cultura

Cultura na Praça retorna com arrasta-pé e serviços na próxima segunda-feira (5)

Evento ocorrerá na Praça Luiz Pereira Lima

Por 7Segundos, com Assessoria 02/05/2025 16h04 - Atualizado em 02/05/2025 16h04
Cultura na Praça retorna com arrasta-pé e serviços na próxima segunda-feira (5)
Evento promete ser sucesso em Arapiraca - Foto: Assessoria

A Tenda Cultural Afrísio Acácio será palco da retomada do projeto Cultura na Praça e da abertura do circuito junino em Arapiraca. A partir das 8h30 desta segunda-feira, a cultura nordestina será exaltada na Praça Luiz Pereira Lima. O projeto é realizado pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, e pela Associação Cultural de Tradições Nordestinas de Arapiraca (ACTNA).

O evento terá a presença de Sirano e Sirino, sanfoneiros cearenses que marcaram a história do forró e do baião. Com os sucessos “Não sou vaqueiro”; “Tô pagando, tô bebendo”; “Amor unilateral”; “Em mulher não se bate nem com uma flor”; “Valeu o boi”; “Cabra desmantelado”. Além deles, o palco que homenageia o idealizador do projeto, o mestre Afrísio Acácio, receberá artistas da terra que fazem parte da história do Cultura na Praça, que este ano completa 15 anos. São eles: Maxsuel do Acordeon, Victor Jordão, Altamiro Acácio, Forró do Xera, Severo da Mata Limpa, Trio Forró Fiando, Bastinho do Acordeon, Trio Beija Flô e Galã do Forró.

A abertura desta edição terá também a participação de Ana Clécia dos Santos Lima, cordelista de 23 anos que é bisneta do saudoso Zé do Rojão. Todo evento será transmitido pelo canal da Prefeitura de Arapiraca.

A gestão municipal tem realizado um trabalho interdisciplinar para levar cultura, alegria e serviços à população que estará na praça. As secretarias de Gestão, Saúde, Educação, Defesa Social, Obras, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Desenvolvimento Social, SMTT, Procuradoria, Controladoria e Fazenda têm trabalhado em conjunto para a realização do Cultura na Praça. “Estamos todos empenhados em realizar essa retomada do projeto que marca também a abertura do circuito junino em Arapiraca e com o apoio do Prefeito Luciano Barbosa e secretário de Gestão Yale Fernandes, vamos fazer uma festa à altura do projeto que representa a cultura nordestina no agreste que reúne vários artistas que estão aqui toda semana apresentando seu repente, seu cordel e suas músicas”, destacou a secretária Mônica Nunes.

O projeto iniciou em 2011, idealizado pelo Mestre Afrísio Acácio, com o intuito de reunir os artistas que se apresentavam na Feira Livre de Arapiraca. Em 2023, foi considerado Patrimônio Imaterial de Arapiraca, através da Lei 96/2023. Com o falecimento de Afrísio, em 2021. sua família deu continuidade ao seu projeto em parceria com a gestão municipal. O Cultura na Praça conta também com a parceria da Uneal e Coringa.