Meio ambiente

[Vídeo] Reintegrado à natureza, peixe-boi que foi agredido com facão é importunado por banhista

Prática, registrada no vídeo, caracteriza molestamento ao animal silvestre, conforme estabelece a Resolução do Cepram

Por Wanessa Santos 23/05/2025 10h10 - Atualizado em 23/05/2025 10h10
[Vídeo] Reintegrado à natureza, peixe-boi que foi agredido com facão é importunado por banhista
Banhista é registrado mantendo contato físico com o animal, o que não é permitido - Foto: Reprodução / Vídeo

Um peixe-boi, já conhecido dos pesquisadores, reapareceu nesta quarta-feira (22) na região do Pontal do Peba, no município de Piaçabuçu, litoral sul de Alagoas. O animal havia sido resgatado anteriormente pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) após sofrer golpes de facão no Baixo São Francisco. Após período de tratamento, ele foi reintegrado à natureza no dia 30 de abril.

Imagens registradas por populares mostram o mamífero nadando próximo à faixa de areia e sendo tocado por um homem. De acordo com o Instituto Biota de Conservação, a prática registrada no vídeo caracteriza molestamento ao animal silvestre, conforme estabelece a Resolução do Conselho Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Cepram). Ou seja, é proibido manter contato físico com os peixes-boi.

Nas imagens, que foram encaminhadas pelo Instituto Biota, é possível ver a cicatriz no dorso do animal, resultado dos ferimentos causados durante o ataque que motivou o resgate anterior. O órgão reforça que, embora esteja em ambiente natural, o peixe-boi ainda necessita de monitoramento e proteção.

O Biota orienta que a população mantenha distância de animais silvestres, inclusive marinhos, e evite qualquer tipo de contato físico, a fim de garantir a segurança tanto do animal quanto das pessoas. Casos de avistamento devem ser comunicados aos órgãos ambientais competentes.