Maio Vermelho: Urbano III oferece exames e palestras para prevenir câncer bucal em Girau do Ponciano
Ação ocorreu na manhã desta terça-feira (27)
Para manter a população em alerta quanto aos sinais e sintomas do câncer bucal, a equipe da Unidade Básica de Saúde da Família (Urbano III) ofereceu na manhã desta terça-feira (27) palestras e exames gratuitos. Através da campanha “Maio Vermelho”, a unidade enfatiza a importância de procurar o dentista, além de ajudar a combater esse tipo de doença.
Cerca de 40 moradores participaram da ação, palestrante e aprenderam, de forma didática, a melhor maneira de prevenção por meio do autocuidado. Sendo a primeira campanha municipal de incentivo à saúde bucal, o evento prestou serviços de avaliação dental, ofereceu brindes e criou vínculo informativo diante do tema.
Essa relação de proximidade e conhecimento da população, para o cirurgião dentista André Machado, profissional responsável pela Urbano III, é fundamental em possíveis tratamentos. Ele acredita que muitas pessoas esquecem da real necessidade dos cuidados bucais, sendo também muito importante mostrar que a boca também merece um check-up médico mensal.
“Não esperamos essa quantidade de pessoas e é muito importante que eles venham, saibam como o profissional dentista também é necessário para se manter a saúde do corpo como um todo. O câncer bucal, assim como qualquer outro tipo de câncer, é preocupante e o tratamento precisa ser imediato, essa doença, partindo da análise de câncer na região de cabeça e pescoço, pode matar um paciente em menos de seis meses. Nossa campanha, que foi pensada justamente pela falta de procura dos usuários adultos, visa prevenir e diagnosticar com antecedência, além de demonstrar o quanto é imprescindível fazer exames bucais com mais frequência”, declara Dr. André Machado.
É pensado nessa necessidade, que o morador, José Pedro dos Santos, de 56 anos, não pretende ficar sem seus exames em dia. Seu Pedro, como é conhecido pela comunidade, descobriu no ano passado uma pequena ferida na língua e resolveu procurar o médico, o que ajudou no diagnóstico precoce.
Para ele, ações do Maio Vermelho devem ser vistas como uma forma de melhorar a procura por médicos especialistas, assim como acontece em outras campanhas mais conhecidas, a exemplo do Outubro Rosa. Ir às consultas, prestar atenção nas mudanças faciais e jamais esperar pelo avanço da doença foi o que salvou a vida de seu Pedro.
“Acho muito bom cuidar da saúde. Eu, que já conheci essa doença de perto, não deixo de vir ao médico e sempre que preciso estou aqui. Quando descobri, ainda estava no início e o pessoal do posto de saúde me ajudou muito. As pessoas precisam procurar o dentista, precisam saber que não é só o câncer de mama que mata, o de boca também pode nos tirar a vida”, diz Pedro.
Câncer de boca afeta mais homens
Segundo a coordenadora de Saúde Bucal de Girau do Ponciano, Dr. Deise Lima, a falta de proteção durante o trabalho no sol, uso contínuo de cigarros e bebidas alcoólicas são fatores perigosos para se desenvolver esse tipo de tumor maligno. Atualmente, a incidência desse tipo de câncer afeta principalmente homens entre os 40 e 60 anos, mas isso não quer dizer que mulheres ou pacientes mais novos não possam desenvolver a doença.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, cerca de 15 mil novos casos foram registrados durante o ano de 2024, um acúmulo preocupante para a também cirurgiã, Deise Lima.
“Mostrar essa incidência de casos do câncer de boca no nosso país para a população girauense é extremamente importante, pois é assim que fazemos a nossa cidade compreender o quão perigoso é não cuidar da saúde bucal. A odontologia deve se encaixar de forma positiva nas diversas campanhas que temos ao longo do ano, além disso, estamos em uma região onde as pessoas fazem uso de cigarros feitos a partir de fumo de rolo, não se preocupam em se proteger do sol, e claro, não acham necessário procurar um dentista. Essa primeira experiência protagonizando o trato bucal, é uma forma de mostrarmos como é bom estar com a saúde da nossa boca em dia”, destaca a cirurgiã.
A coordenadora também afirmou que as palestras e exames também serão levadas às outras unidades de saúde do centro e zona rural.

Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
