Vereador e médico são alvos da polícia por atendimentos particulares em hospital público de Arapiraca
Segundo as investigações, o vereador levava pessoas ao hospital nos dias de plantão de um médico específico, que realizava atendimentos particulares dentro da unidade pública
A Polícia Civil de Alagoas concluiu e remeteu à Justiça, nesta sexta-feira (30), o inquérito que apurou crimes cometidos por um vereador do município de Arapiraca dentro do Hospital de Emergência do Agreste. Segundo as investigações, o vereador levava pessoas ao hospital nos dias de plantão de um médico específico, que realizava atendimentos particulares dentro da unidade pública.
Os delitos incluem desacato, injúria, difamação, corrupção ativa e passiva, tendo como vítima um vigilante da unidade hospitalar. A ocorrência mais recente foi no dia 19 de maio.
De acordo com as investigações, as pessoas não passavam por triagem, não faziam ficha de entrada e não eram classificadas como casos emergenciais, contrariando os protocolos do Sistema Único de Saúde (SUS). O médico atendia por fora, em caráter privado, dentro da estrutura pública.
A direção do hospital determinou à equipe da recepção e aos vigilantes que impedissem a entrada irregular de pacientes. Então, na última ocorrência, o vereador tentou forçar a entrada com várias pessoas, foi impedido por um vigilante, xingou e empurrou o servidor, além de causar tumulto ao exigir que as pessoas fossem atendidas sem os devidos trâmites legais. O médico também teria insistido para que o grupo fosse atendido.
O delegado Edberg Oliveira esclareceu que o inquérito comprovou que a prática reiterada dos atendimentos particulares dentro de hospital público caracteriza crime de corrupção, uma vez que o médico favorecia interesses particulares em detrimento do interesse coletivo.
A investigação também considerou como agravante o fato de a conduta ter gerado prejuízo direto ao serviço público.
O tumulto causado pelo vereador na recepção do hospital interrompeu o atendimento por quase duas horas, prejudicando o acesso de pessoas que realmente necessitavam de atendimento emergencial. A situação só foi controlada após a intervenção de um policial militar, que retirou o vereador da unidade.
O delegado enfatizou que a Polícia Civil apura com rigor toda e qualquer infração penal, independentemente da posição social ou política do autor.
Últimas notícias
Motociclista colide contra traseira de carro e fica gravemente ferido na Av. Fernades Lima
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
