Mais de 130 mil alagoanos precisam cadastrar a biometria eleitoral, diz TRE
A coleta biométrica é uma tecnologia que oferece mais segurança no processo eleitoral do país
Em Alagoas, 130.647 eleitores e eleitoras ainda não possuem a biometria eleitoral coletada, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL). Este número representa 5,34% do eleitorado estadual, que é composto por 2.442.894 pessoas. A coleta biométrica é uma tecnologia que oferece mais segurança no processo eleitoral do país.
O cadastramento, que havia sido suspenso em 2020 devido à pandemia e que só retornou em julho de 2023, impactou especialmente as pessoas que solicitaram o alistamento eleitoral (1º título) depois da suspensão da biometria em 2020.
O atendimento nos cartórios eleitorais em todo o Estado acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Em Maceió, existe ainda a possibilidade de atendimento nos postos da Central Já do Maceió Shopping e Benedito Bentes, na parte alta da cidade, das 8h às 17h, de segunda a sexta.
A identificação biométrica torna o processo eleitoral mais seguro e reduz fraudes, pois evita que uma pessoa vote no lugar de outra, auxilia na verificação de registros duplicados no cadastro eleitoral e torna o processo de identificação no local de votação mais célere.
Atendimento virtual só é concluído com a coleta biométrica
Os eleitores que solicitarem o alistamento eleitoral virtualmente, no portal do TRE ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), terão 30 dias para comparecer presencialmente aos cartórios eleitorais ou postos de atendimento ao eleitor para efetivar o atendimento com a coleta biométrica. Caso não compareçam dentro do prazo, a solicitação não será concluída.
O serviço é gratuito e a data-limite para a coleta de biometria será o dia 06 de maio de 2026. Conforme estabelece a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), o cadastro eleitoral fica fechado durante os 150 dias anteriores à data da votação.
Para o cadastro biométrico, a Justiça Eleitoral coletará as impressões digitais de todos os dedos das mãos da pessoa, a assinatura e a foto digitalizadas, além de atualizar os dados biográficos. No dia do atendimento, é necessário levar comprovante de endereço e documento oficial com foto.
Veja também
Últimas notícias
Ex-ministro de Bolsonaro distribui adesivos pró-Flávio no Carnaval
Morre Robert Duvall, ator de 'O Poderoso Chefão' e 'Apocalypse Now', aos 95 anos
PM combate o tráfico e outros crimes no interior do estado
Cantor Igor Kannário faz declarações polêmicas sobre Ivete e repercute na web
Polícia Civil investiga ataque a tiros que deixou um morto e dois feridos em Carneiros
Homem com mandado por violência doméstica é preso após ser identificado por reconhecimento facial em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
