Mais de 130 mil alagoanos precisam cadastrar a biometria eleitoral, diz TRE
A coleta biométrica é uma tecnologia que oferece mais segurança no processo eleitoral do país
Em Alagoas, 130.647 eleitores e eleitoras ainda não possuem a biometria eleitoral coletada, conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL). Este número representa 5,34% do eleitorado estadual, que é composto por 2.442.894 pessoas. A coleta biométrica é uma tecnologia que oferece mais segurança no processo eleitoral do país.
O cadastramento, que havia sido suspenso em 2020 devido à pandemia e que só retornou em julho de 2023, impactou especialmente as pessoas que solicitaram o alistamento eleitoral (1º título) depois da suspensão da biometria em 2020.
O atendimento nos cartórios eleitorais em todo o Estado acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Em Maceió, existe ainda a possibilidade de atendimento nos postos da Central Já do Maceió Shopping e Benedito Bentes, na parte alta da cidade, das 8h às 17h, de segunda a sexta.
A identificação biométrica torna o processo eleitoral mais seguro e reduz fraudes, pois evita que uma pessoa vote no lugar de outra, auxilia na verificação de registros duplicados no cadastro eleitoral e torna o processo de identificação no local de votação mais célere.
Atendimento virtual só é concluído com a coleta biométrica
Os eleitores que solicitarem o alistamento eleitoral virtualmente, no portal do TRE ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), terão 30 dias para comparecer presencialmente aos cartórios eleitorais ou postos de atendimento ao eleitor para efetivar o atendimento com a coleta biométrica. Caso não compareçam dentro do prazo, a solicitação não será concluída.
O serviço é gratuito e a data-limite para a coleta de biometria será o dia 06 de maio de 2026. Conforme estabelece a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), o cadastro eleitoral fica fechado durante os 150 dias anteriores à data da votação.
Para o cadastro biométrico, a Justiça Eleitoral coletará as impressões digitais de todos os dedos das mãos da pessoa, a assinatura e a foto digitalizadas, além de atualizar os dados biográficos. No dia do atendimento, é necessário levar comprovante de endereço e documento oficial com foto.
Veja também
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
