Catolicismo segue como religião com mais fiéis em Alagoas, mas perde espaço para evangélicos, aponta IBGE
Dados do Censo 2022 mostram avanço das religiões evangélicas e revelam a presença de tradições indígenas entre a população alagoana

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (6) os dados do Censo Demográfico de 2022 relacionados à religiosidade em Alagoas. Segundo o levantamento, a Igreja Católica permanece como a confissão religiosa com maior número de seguidores no estado, embora tenha registrado queda significativa na proporção de adeptos ao longo dos últimos 12 anos.
De acordo com os números oficiais, 64,2% da população alagoana com 10 anos ou mais se declara católica, o que corresponde a 1.708.615 pessoas. Em 2010, esse percentual era de 72,6%, indicando uma redução na representatividade católica no cenário religioso local.
Na contramão dessa tendência, as religiões evangélicas têm registrado crescimento contínuo no estado. Em 2010, 15,7% dos alagoanos com 10 anos ou mais se identificavam como evangélicos. Já em 2022, esse índice subiu para 22,9%, totalizando 609.317 pessoas — um aumento de aproximadamente 209 mil novos fiéis no período.
Outro dado relevante do Censo é a presença de religiões de matriz indígena no estado, embora em menor proporção. O levantamento identificou 3.060 pessoas que se declararam seguidoras dessas tradições espirituais, o que representa 0,11% da população com 10 anos ou mais em Alagoas.
A pesquisa do IBGE traz à tona a diversidade religiosa existente no estado e aponta transformações no perfil de crenças da população alagoana, refletindo mudanças culturais, sociais e demográficas ao longo da última década.
Últimas notícias

Deputado Fabio Costa critica decisão do STF de regular as redes sociais

Polícia Civil cumpre mandados contra suspeito de homicídio em Santana do Ipanema

Vereadores aprovam alteração na Lei Orgânica para adequação das emendas

Colisão entre caminhão e moto deixa jovem ferido em Santa Luiza do Norte

Com atrações musicais e sorteios, Prefeitura de Traipu lança oficialmente Cavalgada dos Pais

Estação de Água de Campestre fica inoperante nesta sexta-feira (27)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
