MP investiga negligência da Prefeitura de Pão de Açúcar após idosa esperar sete horas por ambulância
Caso envolveu uma mulher de 91 anos, que precisou ser transportada em veículo inapropriado por falta de ambulância no município
O Ministério Público de Alagoas (MPAL) instaurou um inquérito civil para investigar uma denúncia de omissão da prefeitura de Pão de Açúcar, no Sertão de Alagoas, no atendimento de transporte sanitário. O caso envolve uma idosa de 91 anos, que, segundo relato recebido pelo órgão, aguardou sete horas por uma ambulância e acabou sendo levada para o atendimento médico em um veículo inadequado.
De acordo com a denúncia, o episódio ocorreu no dia 13 de março deste ano. Além da demora para o transporte até a unidade de saúde, a paciente também não teve acesso a um transporte adequado em seu retorno à cidade após a alta médica. O Ministério Público agora apura se houve negligência por parte da Prefeitura de Pão de Açúcar.
O promotor responsável considera que, se confirmada a omissão, o município pode ter violado direitos fundamentais. “O transporte adequado para atendimento médico é um direito garantido, especialmente a idosos. A ausência desse serviço pode configurar grave violação à dignidade da pessoa humana”, destaca o inquérito.
O MP já requisitou informações formais à prefeitura e pode tomar medidas administrativas e judiciais, caso a omissão seja confirmada.
Em nota, a Prefeitura de Pão de Açúcar disse ao 7Segundos que no momento da transferência da paciente as ambulâncias estavam atendendo a outras demandas, mas que a paciente foi atendida pelos profissionais tão logo o carro ficou disponível.
Confira a nota na íntegra:
Em atenção ao questionamento sobre o inquérito civil instaurado pelo Ministério Público Estadual, a Prefeitura esclarece que recebeu oficialmente a solicitação de informações sobre a frota municipal de ambulâncias e já está prestando todos os esclarecimentos solicitados ao órgão.
No caso específico do dia 13 de março, a paciente mencionada deu entrada no hospital e foi atendida pela equipe médica em aproximadamente 20 minutos. Após avaliação, os profissionais de saúde optaram por mantê-la em observação, não sendo classificado inicialmente como um caso de urgência ou emergência.
Posteriormente, foi solicitado o encaminhamento da paciente para Santana do Ipanema para realização de exames e assistência complementar. No momento dessa solicitação, as ambulâncias municipais estavam em trânsito devido a outras demandas. Tão logo uma ambulância ficou disponível, a transferência da paciente foi realizada, sendo este um procedimento comum e rotineiro dentro da rotina de atendimento.
Destaca-se ainda que durante todo o período de espera, a paciente recebeu assistência médica adequada. Após ser atendida em Santana do Ipanema, a paciente recebeu alta na madrugada do mesmo dia e foi trazida de volta pela equipe municipal.
A Prefeitura reafirma seu compromisso com a qualidade, eficiência e transparência na prestação dos serviços de saúde à população, permanecendo à disposição para quaisquer outros esclarecimentos necessários.
Últimas notícias
Líder do Governo, Marcelo Palmeira destaca São João Massayó como motor do turismo, cultura e economia de Maceió
Homem de 68 anos é preso em flagrante por estuprar cachorro no DF
Confira os números da Lotofácil 3712 sorteados nesta terça (16/6)
Jovem em surto psicótico é contido pela polícia no município de Pariconha
Ministro da Saúde ressalta importância do programa Mais Médicos para a população de AL
Gastronomia alagoana está em luto pelo falecimento da chef Juliana Almeida em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
