Política

'Aqui tem lei', diz Cabo Bebeto ao registrar BO contra líder de invasão de fazenda produtiva em Arapiraca

Parlamentar reiterou que a terra é privada, com proprietário identificado, e usada como meio de subsistência

Por 7Segundos, com Assessoria 16/07/2025 12h12 - Atualizado em 16/07/2025 12h12
'Aqui tem lei', diz Cabo Bebeto ao registrar BO contra líder de invasão de fazenda produtiva em Arapiraca
O parlamentar ressaltou ainda que Lei Estadual estabelece sanções e multas para invasões de propriedades públicas ou privadas em AL - Foto: Assessoria

Nesta terça-feira, 15, o deputado estadual Cabo Bebeto (PL), acompanhado pelo vereador de Arapiraca Vavazinho (PL), esteve na Fazenda Laranjal, localizada no município, para averiguar de perto uma ocupação realizada por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Durante a visita, os parlamentares constataram a presença de um acampamento instalado na área da fazenda, que, segundo Cabo Bebeto, trata-se de uma propriedade produtiva, e, portanto, não enquadrada nos critérios da reforma agrária. “Como invadem se sabem que a fazenda não faz parte da reforma agrária?”, questionou o deputado.

O parlamentar ressaltou ainda a vigência da Lei Estadual nº 8.986/2023, de sua autoria, que estabelece sanções e multas para invasões de propriedades públicas ou privadas em Alagoas. “A gente está vendo aqui, in loco, a invasão. Nós já temos provas de uma pessoa, pelo menos, que participa dessa invasão. E, junto com Vavazinho, estamos indo à delegacia registrar o Boletim de Ocorrência para que seja aplicada a multa a esse cidadão”, afirmou Bebeto.

De acordo com o deputado, o envolvido identificado seria funcionário público de outro município e atua como líder do acampamento. “Aqui tem lei, e a gente vai cobrar a execução e cumprimento”, enfatizou.

Cabo Bebeto reiterou que a terra é privada, com proprietário identificado, e usada como meio de subsistência. “A gente vai fazer com que a lei seja aplicada aqui em Alagoas e os irresponsáveis sejam responsabilizados.”

Durante a visita, os parlamentares também flagraram irregularidades, como a ligação clandestina de energia elétrica, a instalação de postes com câmeras de videomonitoramento, internet, refletores de LED, entre outros recursos. “Se um cidadão, um comerciante fizer isso, em menos de 24 horas a Equatorial chama a polícia”, observou Cabo Bebeto.

Após a visita, o deputado e o vereador compareceram à delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência em desfavor de um homem identificado como André da Saúde, apontado como líder do acampamento que ocupa as terras da Fazenda Laranjal.