Política

Lula barra aumento de deputados e Alagoas pode perder cadeiras na Câmara Federal e na ALE

A expectativa de aliados do governo era que o presidente não avaliasse a matéria deixando o Senado promulgar o aumento

Por Felipe Ferreira 17/07/2025 11h11 - Atualizado em 17/07/2025 11h11
Lula barra aumento de deputados e Alagoas pode perder cadeiras na Câmara Federal e na ALE
Com o veto, Alagoas pode ser prejudicada ao perder representantes - Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

Com o veto do presidente Lula (PT) ao projeto de lei que aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais, Alagoas voltou a correr o risco de perder uma cadeira na Câmara Federal e, consequentemente, três cadeiras na Assembleia Legislativa Estadual.

Nas considerações do veto, o governo avaliou que o aumento no número de parlamentares na Câmara dos Deputados fere a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Aliados do presidente esperavam que deixasse o prazo do veto vencer para que o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), fosse responsável pela promulgação da lei, evitando que o petista desse aval ao projeto.

Com a decisão de Lula, o Congresso tem até o início de outubro para decidir se mantém ou derruba o veto do presidente, o que deve ampliar a crise entre os poderes.

Agora, os parlamentares alagoanos voltam a temer a queda na representatividade do Estado nas Casas Legislativas, o que acirra ainda mais as eleições do próximo ano que, para alguns analistas, já é tida como uma das mais disputadas.