Lula barra aumento de deputados e Alagoas pode perder cadeiras na Câmara Federal e na ALE
A expectativa de aliados do governo era que o presidente não avaliasse a matéria deixando o Senado promulgar o aumento
Com o veto do presidente Lula (PT) ao projeto de lei que aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais, Alagoas voltou a correr o risco de perder uma cadeira na Câmara Federal e, consequentemente, três cadeiras na Assembleia Legislativa Estadual.
Nas considerações do veto, o governo avaliou que o aumento no número de parlamentares na Câmara dos Deputados fere a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Aliados do presidente esperavam que deixasse o prazo do veto vencer para que o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), fosse responsável pela promulgação da lei, evitando que o petista desse aval ao projeto.
Com a decisão de Lula, o Congresso tem até o início de outubro para decidir se mantém ou derruba o veto do presidente, o que deve ampliar a crise entre os poderes.
Agora, os parlamentares alagoanos voltam a temer a queda na representatividade do Estado nas Casas Legislativas, o que acirra ainda mais as eleições do próximo ano que, para alguns analistas, já é tida como uma das mais disputadas.
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
