Com programação gratuita, Arapiraca realiza Semana da Diversidade a partir de sexta (25)
16ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ encerra as atividades no domingo (27)

Comemorando a resistência e memória do Orgulho LGBTQIA+, Arapiraca realiza Semana da Diversidade com uma programação vasta e gratuita. A Parada do Orgulho, na sua 16ª edição, encerra as comemorações no domingo (27).
Abrindo a programação, a Semana da Diversidade inicia com o Seminário Estadual de Direitos Humanos, no dia 25, no Teatro do Planetário, no Lago da Perucaba. O evento terá duas palestras importantes sobre a temática: Educação e Direitos Humanos – uma perspectiva da equidade com o professor doutor Luciano Amorim, e Brasil sem LGBTQIAfobia com o Superintendente de Políticas Públicas para População LGBTQUIAPN+ do Estado do Rio de Janeiro, Ernane Alexandre.
A noite será marcada pela entrega do Prêmio Estadual de Direitos Humanos Josy Kelly, que reconhece e premia figuras públicas que contribuem com as políticas públicas e enfrentamento ao preconceito. Este ano, o Prefeito Luciano Barbosa; o superintendente e palestrante do Seminário Ernane Alexandre Pereira; a Ya Logídãn – Yalorixá Maria Rita Pereira da Silva; o Secretário Executivo da Cultura de Alagoas Milton Muniz de Assis e o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão em Alagoas Bruno Jorge Rijo Lamenha Lins são os homenageados da solenidade que acontece também no Planetário, a partir das 18h.
Além disso, o Miss Arapiraca Gay 2025 encerra a noite de celebrações.
No domingo, o Lago da Perucaba estará aberto para a 16ª Parada do Orgulho LGBTQIA+. Com o tema Envelhecer, resistência e memória, a parada celebrará o amor e o respeito a partir das 14h. Será um dia de muita alegria com a participação da Banda Axé Soul e Dany Kebrança, dos DJ Álvaro e DJ Wellcorr, e a presença de Alejandra Vortex, Lohana Vogue, Samantha Smith, Keythy Latoya, Emilly Laysser, Charlotte Delfina (Recife – PE).
De acordo com o Presidente da Associação LGBTQI de Arapiraca-AL, José Sebastião de Farias, o tema escolhido segue o mesmo tema da Parada de São Paulo, realizada no VI Encontro Brasileiro de Organizações de Paradas LGBTQIAPN + que reconhece a luta e a resistência das pessoas LGBTQIAPN60+ no Brasil e no mundo, buscando trazer a discussão do acesso às políticas públicas voltada a essa parcela da sociedade que também envelhece.
A realização é da Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Arapiraca-AL, por meio da Política Nacional Aldir Blanc e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, conta também com o apoio da Prefeitura de Arapiraca.
Veja também
Últimas notícias

Briga entre mulheres acaba com duas pessoas esfaqueadas em Colônia Leopoldina

Trabalhador fica ferido após desabamento de muro no bairro da Pajuçara

Mulher fica com medo após vizinho invadir residência e agredi-la em São Luís do Quitunde

Prefeitura de Lagoa da Canoa reúne produtores rurais para apresentar programa fundiário do Governo Federal

Câmeras flagram acidente fatal envolvendo motociclista na AL-485, em Feira Grande

Fluxo de passageiros internacionais cresce cerca de 70% no primeiro semestre de 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
