Com programação gratuita, Arapiraca realiza Semana da Diversidade a partir de sexta (25)
16ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ encerra as atividades no domingo (27)
Comemorando a resistência e memória do Orgulho LGBTQIA+, Arapiraca realiza Semana da Diversidade com uma programação vasta e gratuita. A Parada do Orgulho, na sua 16ª edição, encerra as comemorações no domingo (27).
Abrindo a programação, a Semana da Diversidade inicia com o Seminário Estadual de Direitos Humanos, no dia 25, no Teatro do Planetário, no Lago da Perucaba. O evento terá duas palestras importantes sobre a temática: Educação e Direitos Humanos – uma perspectiva da equidade com o professor doutor Luciano Amorim, e Brasil sem LGBTQIAfobia com o Superintendente de Políticas Públicas para População LGBTQUIAPN+ do Estado do Rio de Janeiro, Ernane Alexandre.
A noite será marcada pela entrega do Prêmio Estadual de Direitos Humanos Josy Kelly, que reconhece e premia figuras públicas que contribuem com as políticas públicas e enfrentamento ao preconceito. Este ano, o Prefeito Luciano Barbosa; o superintendente e palestrante do Seminário Ernane Alexandre Pereira; a Ya Logídãn – Yalorixá Maria Rita Pereira da Silva; o Secretário Executivo da Cultura de Alagoas Milton Muniz de Assis e o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão em Alagoas Bruno Jorge Rijo Lamenha Lins são os homenageados da solenidade que acontece também no Planetário, a partir das 18h.
Além disso, o Miss Arapiraca Gay 2025 encerra a noite de celebrações.
No domingo, o Lago da Perucaba estará aberto para a 16ª Parada do Orgulho LGBTQIA+. Com o tema Envelhecer, resistência e memória, a parada celebrará o amor e o respeito a partir das 14h. Será um dia de muita alegria com a participação da Banda Axé Soul e Dany Kebrança, dos DJ Álvaro e DJ Wellcorr, e a presença de Alejandra Vortex, Lohana Vogue, Samantha Smith, Keythy Latoya, Emilly Laysser, Charlotte Delfina (Recife – PE).
De acordo com o Presidente da Associação LGBTQI de Arapiraca-AL, José Sebastião de Farias, o tema escolhido segue o mesmo tema da Parada de São Paulo, realizada no VI Encontro Brasileiro de Organizações de Paradas LGBTQIAPN + que reconhece a luta e a resistência das pessoas LGBTQIAPN60+ no Brasil e no mundo, buscando trazer a discussão do acesso às políticas públicas voltada a essa parcela da sociedade que também envelhece.
A realização é da Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Arapiraca-AL, por meio da Política Nacional Aldir Blanc e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, conta também com o apoio da Prefeitura de Arapiraca.
Veja também
Últimas notícias
Jovem invade casa para fugir de perseguição mas é morto com tiros na cabeça no Clima Bom
Romaria de Frei Damião terá inicio nesta sexta (7); evento contará com missas, adorações e show católico
Na 11ª Bienal, servidores com deficiência da Secdef promovem letramento sobre anticapacitismo
Inscrições para processo seletivo do Colégio Tiradentes começam nesta segunda-feira
Piovani detona Wanessa e Carol Dieckmann após entrevista de Dolabella
Em tom de brincadeira, vereadora 'mostra dedo' para colega em sessão
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
