Centro Xingó conclui capacitação técnica em apicultura para alunos do Ifal em Piranhas
Estudantes aprenderam a identificar áreas favoráveis para implantação e o desenvolvimento de colmeias

O último módulo da capacitação técnica em apicultura promovida pelo Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, equipamento gerido pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), foi concluído com uma atividade prática em Piranhas. A capacitação aconteceu em parceria com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) do município.
Voltada para 40 alunos do curso técnico em Agropecuária do Ifal - Campus Piranhas, a formação teve como foco a implantação e o manejo de apiários no semiárido alagoano. Ao longo dos quatro módulos, os participantes aprenderam desde a identificação e preparação da área para instalação e distribuição de caixas iscas até a implantação e acompanhamento do desenvolvimento das colmeias.
Na última etapa, os alunos participaram de um dia de campo no novo apiário implantado durante o curso. A atividade incluiu a colocação de melgueiras e quadros com cera alveolada, além da abertura de todas as colmeias para avaliação dos enxames, postura, produção de mel e pólen. A prática permitiu ainda a aplicação de técnicas de manejo essenciais para o bom desempenho da produção apícola.
As aulas serviram de estímulo para os estudantes, como apontou Catarina Santos. “Esse tipo de atividade é muito importante porque nos ajuda a aprender mais e nos mostra um leque de possibilidades na área em que atuamos. É uma oportunidade para que possamos definir onde poderemos trabalhar depois de concluir o curso técnico do Ifal”, afirmou a aluna.
Para a Seagri, ações como essa são fundamentais para preparar as novas gerações para um futuro mais produtivo e sustentável no campo.
“Investir na formação técnica de jovens é garantir que eles tenham acesso a conhecimentos que podem transformar a realidade das comunidades onde vivem. A apicultura é uma atividade promissora e adaptada ao semiárido, com grande potencial de geração de renda”, destacou Luan Monteiro, assessor técnico do Centro Xingó.
Veja também
Últimas notícias

Mulher é assassinada a facadas em via pública no bairro Cacimbas em Arapiraca

Campanha mundial das Testemunhas de Jeová destaca solução bíblica para o fim das guerras

Maceió sai na frente e aprova projeto de lei que reconhece Diabetes Tipo 1 como deficiência

Morre aos 83 anos o dublador José Santana, voz brasileira de Chuck Norris e personagens de “Os Simpsons”

Sem água e sem professores, escola em Maceió é alvo de fiscalização do Ministério Público

Governo anuncia reestruturação do Programa Ronda no Bairro e 200 novas vagas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
