Centro Xingó conclui capacitação técnica em apicultura para alunos do Ifal em Piranhas
Estudantes aprenderam a identificar áreas favoráveis para implantação e o desenvolvimento de colmeias

O último módulo da capacitação técnica em apicultura promovida pelo Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, equipamento gerido pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), foi concluído com uma atividade prática em Piranhas. A capacitação aconteceu em parceria com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) do município.
Voltada para 40 alunos do curso técnico em Agropecuária do Ifal - Campus Piranhas, a formação teve como foco a implantação e o manejo de apiários no semiárido alagoano. Ao longo dos quatro módulos, os participantes aprenderam desde a identificação e preparação da área para instalação e distribuição de caixas iscas até a implantação e acompanhamento do desenvolvimento das colmeias.
Na última etapa, os alunos participaram de um dia de campo no novo apiário implantado durante o curso. A atividade incluiu a colocação de melgueiras e quadros com cera alveolada, além da abertura de todas as colmeias para avaliação dos enxames, postura, produção de mel e pólen. A prática permitiu ainda a aplicação de técnicas de manejo essenciais para o bom desempenho da produção apícola.
As aulas serviram de estímulo para os estudantes, como apontou Catarina Santos. “Esse tipo de atividade é muito importante porque nos ajuda a aprender mais e nos mostra um leque de possibilidades na área em que atuamos. É uma oportunidade para que possamos definir onde poderemos trabalhar depois de concluir o curso técnico do Ifal”, afirmou a aluna.
Para a Seagri, ações como essa são fundamentais para preparar as novas gerações para um futuro mais produtivo e sustentável no campo.
“Investir na formação técnica de jovens é garantir que eles tenham acesso a conhecimentos que podem transformar a realidade das comunidades onde vivem. A apicultura é uma atividade promissora e adaptada ao semiárido, com grande potencial de geração de renda”, destacou Luan Monteiro, assessor técnico do Centro Xingó.
Veja também
Últimas notícias

EUA ameaça novas sanções contra brasileiros ligados ao Mais Médicos

Junqueiro avança na educação: parceria histórica garante até 90% de desconto em cursos de Universidade

Prefeita Ceci participa do podcast “Entre Elas” da OAB Alagoas e reforça a luta pelas mulheres na política

Suposto desaparecimento no mar mobiliza bombeiros em Maceió, mas homem estava apenas pescando

Buscas por homem que desapareceu em Olivença não tiveram resultados

Plano de Ação Estadual das Tartarugas Marinhas coloca Alagoas como referência nacional
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
