Governo de Alagoas leva cidadania e acessibilidade para Marechal Deodoro e Arapiraca
Atividades foram desenvolvidas pela Secdef e fazem parte do programa Alagoas Mais Inclusiva

A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) promoveu atividades de inclusão por meio da arte, cultura, educação e empreendedorismo em Marechal Deodoro e Arapiraca nesta semana.
O órgão retomou as atividades do 3º Festival Estadual da Inclusão nessa sexta-feira (18), no Partage Shopping, em Arapiraca. O evento contou com apresentações culturais de artistas PcD’s e também com o comércio empreendedor feito por famílias atípicas.
O festival havia sido paralisado em maio por conta das fortes chuvas que atingiram diversas regiões do estado.
.jpeg)
A secretária Tereza Nelma anunciou a realização de mais uma edição do evento. “Até dezembro desse ano, vamos buscar promover mais uma edição do festival aqui em Arapiraca. O objetivo é promover esse evento cultural em um local público e aberto, a exemplo de algumas das praças da cidade”, destacou.
Tereza Nelma afirmou que o festival é um compromisso com a diversidade e a igualdade. “O objetivo do governo estadual é dar visibilidade às pessoas com deficiência, garantindo a inclusão e também a acessibilidade. Esse evento é uma celebração do protagonismo das pessoas com deficiência e também é uma valorização da arte e cultura inclusiva”, ressaltou.

Quanto à feira de empreendedorismo de famílias atípicas, Tereza Nelma ressaltou que a iniciativa visa à valorização da autonomia, à criatividade e à geração de renda. “Além de garantir oportunidade de comercializar produtos e garantir renda, a feira fomenta o empreendedorismo inclusivo”, disse.
Estudantes recebem letramento sobre capacitismo
Pela primeira vez, a Secdef promoveu ação educacional de letramento sobre capacitismo direcionado a estudantes. A ação, que faz parte do programa Alagoas Mais Inclusiva, foi realizada no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Marechal Deodoro, na quarta-feira (16). O evento contou com o apoio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

Diferentemente da linguagem técnica direcionada aos servidores de órgãos e instituições públicas, o capacitismo foi abordado com os alunos de forma lúdica e interativa. As atividades que abordaram a cartilha ‘Combata o Capacitismo’ foram desenvolvidas com gincana pedagógica e de provas com perguntas e respostas.
Tereza Nelma explicou que o capacitismo pode se manifestar de várias formas, principalmente nos comentários depreciativos. “Este letramento tem o objetivo de promover uma educação mais inclusiva, principalmente no tratamento igualitário. Com isso, iremos ter uma sociedade com menos atitudes de exclusão e discriminatória com as pessoas com deficiência”, disse.
Entrega de documentos
Durante os eventos promovidos em Arapiraca e Marechal Deodoro, a Secdef entregou as Carteiras de Identificação de Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Além da inclusão, a entrega das identificações promove acessibilidade.

Os documentos garantem a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Orientações
A Secdef tem buscado orientar os familiares de pessoas com espectro autista e de pessoas com deficiência sobre como a Ciptea e o cartão PcD devem ser usados. As informações são passadas durante a entrega das identificações.
Últimas notícias

28 armas e quase 29 kg de drogas são retirados de circulação em Alagoas

Morre Roberto Duailibi, escritor e publicitário, aos 89 anos

Lula critica ações dos EUA contra ministros do STF: 'Medida arbitrária e sem fundamento'

Professor da Ufal é convidado para examinar tubarão raro encontrado em Sergipe

São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe receberão recursos da Defesa Civil

Veículo atropela multidão na porta de boate em Los Angeles e deixa 30 feridos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
