Lula critica ações dos EUA contra ministros do STF: 'Medida arbitrária e sem fundamento'
Nesta sexta, o secretário de Estado do governo Trump, Marco Rubio, informou que foram revogados os vistos americanos para o ministro do STF Alexandre de Moraes, "de seus aliados e de seus familiares imediatos"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota neste sábado (19) na qual manifesta "solidariedade e apoio" aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) atingidos pela revogação de vistos dos Estados Unidos.
Segundo ele, essa é "mais uma medida arbitrária e completamente sem fundamento do governo dos Estados Unidos".
"A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações", acrescentou Lula.
Nesta sexta-feira (18), o secretário de Estado do governo Trump, Marco Rubio, informou que foram revogados os vistos americanos para o ministro do STF Alexandre de Moraes, "de seus aliados e de seus familiares imediatos".
"O presidente Trump deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos. A caça às bruxas política do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos", diz a postagem de Rubio na rede social X.
Esse é mais um capítulo na escalada de tensão entre os governos brasileiro e dos EUA, chefiado por Donald Trump. A revogação dos vistos de ministros do STF foi anunciada após o ex-presidente Jair Bolsonaro ter sido alvo de uma operação da Polícia Federal e ter passado a usar tornozeleira eletrônica por determinação do STF.
Na nota divulgada neste sábado, o presidente Lula afirmou, ainda, estar "certo de que nenhum tipo de intimidação ou ameaça, de quem quer que seja, vai comprometer a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais, que é atuar permanentemente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito".
Tarifaço de Trump
Na semana passada, Trump enviou uma carta pública ao presidente Lula anunciando uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A nova taxa está prevista para entrar em vigor em 1º de agosto.
Ao justificar a elevação da tarifa sobre o Brasil, Trump citou Jair Bolsonaro (PL) e disse ser "uma vergonha internacional" o julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF).
No documento, o republicano afirmou, sem provas, que sua decisão de aumentar a taxa sobre o país também foi tomada "devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos".
Após o anúncio, o presidente Lula afirmou que o Brasil "não aceitará ser tutelado por ninguém" e que o aumento unilateral de tarifas sobre exportações brasileiras será respondido com base na Lei da Reciprocidade Econômica.
Desde então, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, vem se reunindo com setores da economia para traçar uma estratégia que evite o tarifaço. Segundo ele, a ideia do governo é resolver tarifaço até dia 31, sem precisar pedir adiamento.
De acordo com a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil), o aumento da tarifa de importação dos Estados Unidos a produtos brasileiros tem o potencial de afetar quase 10 mil empresas brasileiras que exportam para o país. Essas empresas, por sua vez, empregam 3,2 milhões de pessoas no Brasil.
Últimas notícias
Gaspar sinaliza aproximação com JHC, mas Lira continua distante
Renan Filho une adversários no mesmo palanque em Arapiraca
'Está na hora de reagir', diz Francisco Sales sobre alta de impostos
Arthur Lira tem apoio reafirmado por lideranças de Lagoa da Canoa
Funcionária cria 'protocolo' inusitado antes de pegar R$ 50 do caixa de loja
Mulher viraliza carregando marido no colo após ele quebrar o pé
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
