Projeto preserva memória do circo em Alagoas e lança site sobre a história da Família Silveira
Iniciativa contemplada pela Lei Aldir Blanc 2024 reúne acervo histórico do circo Mágico Nelson e disponibiliza material para pesquisa online

O projeto “O Circo é Patrimônio de Alagoas”, aprovado pelo Lei Aldir Blanc 2024, está desenvolvendo ações de preservação e difusão da história circense no estado. A iniciativa tem como objetivo conservar parte do acervo da tradicional Família Silveira e disponibilizar o material em um site voltado para pesquisadores, artistas e o público em geral.
Entre os conteúdos que serão digitalizados e organizados, estão registros que narram a trajetória do circo Mágico Nelson em Alagoas e em diversas regiões do Nordeste ao longo de quase um século de história.
A Família Silveira, atualmente na quinta geração de artistas, é reconhecida como uma das mais tradicionais do circo itinerante brasileiro. Entre seus integrantes está o mestre do Patrimônio Vivo de Alagoas e Mestre das Artes Brasileiras pela Funarte, o renomado palhaço Biribinha.
A origem dessa trajetória remonta à década de 1930, quando Nelson Silveira, vindo de Salvador, decidiu seguir com um circo, dando início a uma jornada marcada por desafios, aventuras e conquistas que atravessam quase 100 anos.

A iniciativa tem idealização e produção de Helga Silveira, orientação técnica da museóloga Hildênia Oliveira, e conta com parte do acervo histórico da família.
O lançamento oficial do site está previsto para o final de agosto de 2025, em Arapiraca, fortalecendo a preservação e difusão dessa memória cultural.
Para acompanhar as atualizações, o público pode seguir o Instagram oficial do projeto: @circomagiconelson.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura (MinC), e operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECULT).
Últimas notícias
Polícia Civil prende suspeito de matar empresário e deixar mensagem perturbadora

Polícia Civil investiga caso de estudante vítima de descarga elétrica em Jacuípe

JHC amplia bases no interior com nomeação de neto de ex-governador na Prefeitura de Maceió

Gilberto Gil se despede de Preta Gil com beijo carinhoso em velório
![[Vídeo] Moradores contestam indenizações para ampliação do Fórum do Barro Duro](https://img.7segundos.com.br/RcabV5o0jclytIdAJ9pxcmFBk-E=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-07-25-155010.png)
[Vídeo] Moradores contestam indenizações para ampliação do Fórum do Barro Duro

PM apreende veículos adulterados durante abordagens em Maceió e Penedo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
