Cultura

Projeto preserva memória do circo em Alagoas e lança site sobre a história da Família Silveira

Iniciativa contemplada pela Lei Aldir Blanc 2024 reúne acervo histórico do circo Mágico Nelson e disponibiliza material para pesquisa online

Por 7Segundos 24/07/2025 09h09 - Atualizado em 24/07/2025 11h11
Projeto preserva memória do circo em Alagoas e lança site sobre a história da Família Silveira
Projeto preserva memória do circo em Alagoas e lança site sobre a história da Família Silveira - Foto: Acervo Pessoal

O projeto “O Circo é Patrimônio de Alagoas”, aprovado pelo Lei Aldir Blanc 2024, está desenvolvendo ações de preservação e difusão da história circense no estado. A iniciativa tem como objetivo conservar parte do acervo da tradicional Família Silveira e disponibilizar o material em um site voltado para pesquisadores, artistas e o público em geral.

Entre os conteúdos que serão digitalizados e organizados, estão registros que narram a trajetória do circo Mágico Nelson em Alagoas e em diversas regiões do Nordeste ao longo de quase um século de história.

A Família Silveira, atualmente na quinta geração de artistas, é reconhecida como uma das mais tradicionais do circo itinerante brasileiro. Entre seus integrantes está o mestre do Patrimônio Vivo de Alagoas e Mestre das Artes Brasileiras pela Funarte, o renomado palhaço Biribinha.

A origem dessa trajetória remonta à década de 1930, quando Nelson Silveira, vindo de Salvador, decidiu seguir com um circo, dando início a uma jornada marcada por desafios, aventuras e conquistas que atravessam quase 100 anos.

A iniciativa tem idealização e produção de Helga Silveira, orientação técnica da museóloga Hildênia Oliveira, e conta com parte do acervo histórico da família.

O lançamento oficial do site está previsto para o final de agosto de 2025, em Arapiraca, fortalecendo a preservação e difusão dessa memória cultural.

Para acompanhar as atualizações, o público pode seguir o Instagram oficial do projeto: @circomagiconelson.

O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura (MinC), e operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECULT).