Projeto preserva memória do circo em Alagoas e lança site sobre a história da Família Silveira
Iniciativa contemplada pela Lei Aldir Blanc 2024 reúne acervo histórico do circo Mágico Nelson e disponibiliza material para pesquisa online
O projeto “O Circo é Patrimônio de Alagoas”, aprovado pelo Lei Aldir Blanc 2024, está desenvolvendo ações de preservação e difusão da história circense no estado. A iniciativa tem como objetivo conservar parte do acervo da tradicional Família Silveira e disponibilizar o material em um site voltado para pesquisadores, artistas e o público em geral.
Entre os conteúdos que serão digitalizados e organizados, estão registros que narram a trajetória do circo Mágico Nelson em Alagoas e em diversas regiões do Nordeste ao longo de quase um século de história.
A Família Silveira, atualmente na quinta geração de artistas, é reconhecida como uma das mais tradicionais do circo itinerante brasileiro. Entre seus integrantes está o mestre do Patrimônio Vivo de Alagoas e Mestre das Artes Brasileiras pela Funarte, o renomado palhaço Biribinha.
A origem dessa trajetória remonta à década de 1930, quando Nelson Silveira, vindo de Salvador, decidiu seguir com um circo, dando início a uma jornada marcada por desafios, aventuras e conquistas que atravessam quase 100 anos.

A iniciativa tem idealização e produção de Helga Silveira, orientação técnica da museóloga Hildênia Oliveira, e conta com parte do acervo histórico da família.
O lançamento oficial do site está previsto para o final de agosto de 2025, em Arapiraca, fortalecendo a preservação e difusão dessa memória cultural.
Para acompanhar as atualizações, o público pode seguir o Instagram oficial do projeto: @circomagiconelson.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura (MinC), e operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECULT).
Últimas notícias
Exportação de barbatana do tubarão-azul é proibida no Brasil
Governo zera tarifa de importação de 191 bens de capital e informática
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
