Médico arapiraquense tem teoria científica sobre malformação cerebral confirmada por pesquisadores internacionais
Hipótese desenvolvida pelo neurocirurgião Yvens Barbosa Fernandes aponta ligação entre condição neurológica rara e traços genéticos de espécies humanas extintas
Uma teoria ousada desenvolvida por um médico arapiraquense acaba de ganhar reconhecimento internacional. O neurocirurgião Yvens Barbosa Fernandes, natural de Arapiraca (AL) e atualmente radicado em Campinas (SP), teve sua hipótese científica sobre a Malformação de Chiari Tipo I confirmada por uma equipe de pesquisadores da Inglaterra, Canadá, Filipinas e Estados Unidos.
A proposta de Yvens, bancada com recursos próprios e desenvolvida de forma independente, sugere que a malformação pode ter origem genética ligada a traços herdados de espécies humanas extintas, como os Neandertais. Segundo o estudo, pacientes com essa condição apresentariam características cranianas semelhantes às desses ancestrais, o que pode oferecer uma nova compreensão sobre a causa da doença.
A Malformação de Chiari Tipo I é uma condição neurológica rara, em que parte do cérebro (as tonsilas cerebelares) se desloca para fora da base do crânio, comprimindo a medula espinhal. Isso interfere no fluxo do líquido cefalorraquidiano e provoca uma série de sintomas, entre eles:
• Cefaleias fortes, especialmente na nuca e agravadas por esforço físico
• Tonturas e vertigens
• Dormência ou formigamento nos braços e pernas
• Zumbidos no ouvido
• Fraqueza muscular
• Dificuldade de equilíbrio e coordenação motora
• Problemas visuais, como visão dupla ou embaçada
• Em casos mais severos, pode haver dificuldades respiratórias e engasgos
Filho do saudoso médico Dr. José Fernandes e sobrinho do também renomado médico Dr. Judá Fernandes, Yvens Barbosa se destaca agora como referência científica, elevando o nome de Arapiraca em publicações médicas internacionais.
A confirmação de sua teoria representa uma contribuição inédita à medicina neurológica e reforça a importância da pesquisa científica independente no Brasil.
Últimas notícias
Exportação de barbatana do tubarão-azul é proibida no Brasil
Governo zera tarifa de importação de 191 bens de capital e informática
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
