Mounjaro: medicamento para diabetes e obesidade chega ao Brasil e levanta debate sobre uso estético
Medicamento despertou atenção tanto pelo seu potencial terapêutico quanto pelas polêmicas envolvendo o uso indiscriminado

O Mounjaro, remédio desenvolvido pela farmacêutica americana Eli Lilly, desembarcou no Brasil neste ano como parte de uma nova geração de medicamentos revolucionários no tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade. A chegada do produto já despertou atenção tanto pelo seu potencial terapêutico quanto pelas polêmicas envolvendo o uso indiscriminado.
Em entrevista ao portal VivaBem, o diretor médico sênior da Eli Lilly no Brasil, Luiz Andre Magno, destacou que a empresa já estuda outras versões do medicamento, incluindo comprimidos, para ampliar as alternativas de tratamento e facilitar o acesso dos pacientes.
No entanto, ele alertou para o crescimento do uso do Mounjaro fora das recomendações médicas, especialmente em busca de resultados estéticos.
“Vemos muito a questão do embelezamento, não do tratamento”, afirmou Magno, reforçando que o foco do medicamento deve ser o controle de doenças crônicas, e não apenas a perda de peso rápida.
Além da polêmica do uso por estética, outro problema relatado é a proliferação de versões manipuladas e até falsificadas do medicamento, o que coloca em risco a saúde dos pacientes.
Segundo Magno, os benefícios do Mounjaro vão além da redução de peso, já que o remédio contribui diretamente para o controle glicêmico e melhora a qualidade de vida de pessoas com diabetes tipo 2. Ele também destacou que a indústria farmacêutica precisa assumir um papel ativo no debate social sobre obesidade, combatendo preconceitos e defendendo o tratamento como questão de saúde pública.
O lançamento do Mounjaro no Brasil acompanha uma tendência mundial de inovação em medicamentos para obesidade e diabetes, em um mercado que cresce rapidamente, mas que também exige regulação rígida e conscientização sobre o uso adequado.
Últimas notícias

Professora do curso de Pedagogia da Uneal Arapiraca morre neste sábado (16)

Polícia Civil inicia investigação da morte de Edson Guilherme, assassinado no bairro Primavera em Arapiraca

Mounjaro: medicamento para diabetes e obesidade chega ao Brasil e levanta debate sobre uso estético

Tiroteio em restaurante em Nova York deixa três mortos e oito feridos, diz polícia

Armas e drogas são apreendidas em ações no Sertão e Zona da Mata

Governo inaugura Creche Cria que vai reduzir em 80% a carência de vagas em Ibateguara
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
