Seprev promove Semana de Acesso à Justiça na Casa de Direitos de Maceió
Iniciativa vai realizar 50 audiências de conciliação gratuitas entre os dias 7 e 11 de julho
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) realiza até o dia 11 de julho a primeira edição da Semana de Acesso à Justiça, na Casa de Direitos de Maceió, localizada na Praça do Mirante do Jacintinho. A ação é coordenada pelo Núcleo de Justiça Comunitária e vai viabilizar 50 audiências de conciliação, oferecendo à população soluções rápidas e pacíficas para conflitos judiciais.
As audiências são realizadas em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), por meio do Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). A ação permite também reduzir a demanda existente no Judiciário.
A assessora especial da Superintendência de Prevenção à Violência, Amanda Lima, destaca a importância da conciliação como alternativa eficiente na resolução de impasses. “A conciliação estimula a cultura da paz, evitando o litígio e permitindo que as partes, com o apoio do conciliador, encontrem uma solução consensual. É uma forma de garantir direitos sem precisar recorrer a um processo judicial”, explica.
A maioria das audiências é voltada para questões do Direito de Família, como divórcios consensuais, pensão alimentícia e guarda de filhos. O objetivo é proporcionar um acordo que seja positivo para ambas as partes, de forma amistosa e preservando as relações e os direitos dos envolvidos.
Amanda Lima ressalta que a ação reforça o compromisso do Governo do Estado em promover o acesso à Justiça de forma gratuita. “Essa iniciativa mostra que o Estado e o Sistema de Justiça estão cada vez mais próximos da população, assegurando que todos tenham seus direitos respeitados”, finalizou.
Veja também
Últimas notícias
Acusados tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF
Aprovado no Senado, PL da Dosimetria vai à sanção presidencial
Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira
Bolsonaro pede autorização para fazer fisioterapia na prisão
Rafael Brito realiza sonho de milhares de educadores e luta para transformar PIBID em lei
Incêndio em vegetação mobiliza Corpo de Bombeiros na Avenida Governador Afrânio Lages, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
