Seprev promove Semana de Acesso à Justiça na Casa de Direitos de Maceió
Iniciativa vai realizar 50 audiências de conciliação gratuitas entre os dias 7 e 11 de julho

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) realiza até o dia 11 de julho a primeira edição da Semana de Acesso à Justiça, na Casa de Direitos de Maceió, localizada na Praça do Mirante do Jacintinho. A ação é coordenada pelo Núcleo de Justiça Comunitária e vai viabilizar 50 audiências de conciliação, oferecendo à população soluções rápidas e pacíficas para conflitos judiciais.
As audiências são realizadas em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), por meio do Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). A ação permite também reduzir a demanda existente no Judiciário.
A assessora especial da Superintendência de Prevenção à Violência, Amanda Lima, destaca a importância da conciliação como alternativa eficiente na resolução de impasses. “A conciliação estimula a cultura da paz, evitando o litígio e permitindo que as partes, com o apoio do conciliador, encontrem uma solução consensual. É uma forma de garantir direitos sem precisar recorrer a um processo judicial”, explica.
A maioria das audiências é voltada para questões do Direito de Família, como divórcios consensuais, pensão alimentícia e guarda de filhos. O objetivo é proporcionar um acordo que seja positivo para ambas as partes, de forma amistosa e preservando as relações e os direitos dos envolvidos.
Amanda Lima ressalta que a ação reforça o compromisso do Governo do Estado em promover o acesso à Justiça de forma gratuita. “Essa iniciativa mostra que o Estado e o Sistema de Justiça estão cada vez mais próximos da população, assegurando que todos tenham seus direitos respeitados”, finalizou.
Veja também
Últimas notícias

Líder do PT aciona PGR contra Michelle Bolsonaro

“Conseguimos alguns pré-consensos”, diz presidente da COP30

Alfredo Gaspar pede prisão preventiva de presidente do SINDNAPI, entidade ligada a irmão de Lula

Caio Bebeto condena uso de símbolo religioso em atividade escolar e chama atenção para “intolerância”

Câmeras mostram momento em que policiais salvam bebê de engasgo, em Arapiraca

Cibele Moura repudia ato de intolerância religiosa no Ifal de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
