Hermeto Pascoal: vencedor do Grammy Latino 2024, Doutor Honoris Causa e muito mais
A história do alagoano que conquistou o mundo com sua alquimia musical
Alagoas se despede neste final de semana de um de seus filhos, Hermeto Pascoal, conhecido como o “Bruxo da Música”. Nascido em 22 de junho de 1936, no povoado de Olho d'Água, em Lagoa da Canoa, Hermeto cresceu ouvindo música na terra, na água e no vento, e fez deles sua inspiração.
Autodidata, visionário, ensinou que tudo, um piano, uma flauta, um corpo, uma chaleira, poderia se tornar música. Sua trajetória influenciou músicos de diferentes gerações e colocou Alagoas em destaque no cenário mundial.
Do forró ao frevo, do samba ao jazz, Hermeto tocou de tudo um pouco. Ele criou a “música universal”. Uma alquimia sonora que encantou o Brasil e atravessou continentes, conquistando músicos e mestres como Elis Regina e Miles Davis, sendo este último o que o declarou “o músico mais impressionante do mundo”.
Ao longo de sua trajetória colecionou reconhecimentos que falam por si: Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Alagoas, em 2024, apresentada pelo curso de licenciatura em Música.
Além disso, recebeu reconhecimento da Universidade Federal da Paraíba, em 2019, e da Juilliard School, de Nova York, em 2023.
Vencedor do Grammy Latino 2024
Hermeto venceu o Grammy Latino 2024 na categoria Melhor Álbum de Jazz com a produção “Pra você, Ilza”!. Ele traduziu em arranjos as cartas de amor que escrevia para a esposa, Ilza Pascoal, mãe de seus seis filhos.
O alagoano foi indicado outras duas vezes para o mesmo prêmio, sendo em 2018, com Hermeto Pascoal & Big Band e em 2019, com o álbum Hermeto Pascoal e Sua Visão Original do Forró.
Outros prêmios e reconhecimentos
Também foi vencedor de dois prêmios Sharp (1992 e 1993) e, em 2024, tornou-se o primeiro brasileiro a receber o Prêmio Artist Award do WOMEX, evento mundial de música, um reconhecimento global de sua relevância artística.
Da música à botânica
Hermeto é raiz. Não à toa, uma árvore gigante da Mata Atlântica, descoberta em Branquinha, recebeu seu nome em 2022: Dipteryx hermetopascoaliana. A espécie, com mais de 30 metros, virou mais um símbolo de sua grandiosidade.
O “Bruxo da Música” não morre, ecoa nas notas de quem improvisa, na coragem de quem ousa, nos compassos de quem vive e ama o som.
Alagoas se orgulha de ter dado ao mundo esse mestre, o alquimista que transformou a forma de fazer música.
Últimas notícias
Moto com escapamento adulterado gera TCO por perturbação do sossego em Craíbas
Mulher é autuada por entregar motocicleta a sobrinho de 16 anos em Feira Grande
Cão farejador encontra maconha em bagagem na rodoviária de Arapiraca
Assaltantes em moto roubam dois celulares de mulher em supermercado de Arapiraca
Homem com tornozeleira eletrônica é preso com drogas no bairro Cidade Universitária
Homem é preso após ameaçar policiais e familiares na Ponta da Terra
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
