Política

Voto de Daniel Barbosa na PEC da Blindagem contraria Arthur Lira

Partidos do Centrão prometeram apoio a anistia pelo 8 de Janeiro em troca da aprovação da blindagem

Por Felipe Ferreira 18/09/2025 08h08 - Atualizado em 18/09/2025 08h08
Voto de Daniel Barbosa na PEC da Blindagem contraria Arthur Lira
Daniel Barbosa e Arthur Lira - Foto: Reprodução | Redes Sociais

É público e notório que a PEC da Blindagem conta com as digitais do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). O alagoano negociou com bolsonaristas o apoio ao texto, em troca da aprovação da anistia pelo 8 de Janeiro.

A recomendação de Lira e dos demais mandachuva do PP nacional era de que seus deputados votassem pela aprovação da PEC. Apenas quatro parlamentares do progressistas votaram contra. Um deles, conterrâneo de Lira.

Daniel Barbosa foi o único deputado do PP de Alagoas que não seguiu a recomendação do ex-presidente da Câmara, se unindo ao petista Paulão, que também votou contra.

Daniel, vale lembrar, é esperado por algumas lideranças do PT local em seus quadros na eleição de 2026. O interesse já foi confirmado pelo deputado Paulão em entrevista ao 7Segundos.

Na época, Paulão confirmou que Barbosa tem ligação ideológica com PT, mas que está no PP por articulações que passaram pelo pai de Daniel, o prefeito de Arapiraca Luciano Barbosa (MDB).

Não é a primeira vez que o deputado arapiraquense vota junto à base do governo Lula. No entanto, esse caso da PEC da Blindagem pode ser o começo do namoro entre Daniel e o PT.