Comitiva com seis deputados visita Craíbas hoje para apurar denúncias contra mineração
Audiência Pública acontecerá na Câmara Municipal e tem previsão para começar às 9h30
Uma comitiva com seis deputados estaduais estará, nesta quarta-feira (24), em Craíbas para ouvir as vítimas da atividade mineradora da Vale Verde, responsável pela operação Mina Serrote. A Audiência Pública acontecerá na Câmara Municipal de Craíbas e está prevista para ter início às 9h30.
A comissão é presidida pelo deputado Ronaldo Medeiros (PT), e conta com a participação dos parlamentares Ricardo Nezinho (MDB), Gilvan Barros (MDB), Breno Albuquerque (MDB), Silvio Camelo (PV) e Fernando Pereira (PP).
A reunião deve contar, ainda, com presença de representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Secretaria de Direitos Humanos, da Defensoria Pública e do Instituto do Meio Ambiente (IMA), além do Ministério Público.
Segundo o presidente da Comissão, Ronaldo Medeiros, a comitiva de deputados deve visitar, ainda, residências que sofreram com rachaduras em decorrência da mineração.
O deputado revelou ao 7Segundos que a ideia é evitar um novo Caso Braskem e que se necessário, as denúncias serão levadas à Brasília.
O que aconteceu?
Nos últimos meses, a mineradora vem sendo alvo de graves denúncias de moradores da região, que relatam rachaduras em casas, tremores de terra, barulho constante, poeira em excesso, risco de contaminação de rios e prejuízos à saúde e à agricultura local.
Há registros de explosões em horários não combinados com a comunidade, além de relatos de destruição de imóveis e mortes de animais.
“O que está acontecendo em Craíbas é alarmante. A população vive com medo das explosões, das rachaduras e da contaminação. O parlamento estadual está ao lado do povo e vai cobrar transparência, fiscalização e providências para garantir a segurança das famílias e do meio ambiente”, afirmou Medeiros.
A Mineração Vale Verde, adquirida recentemente pelo grupo chinês Baiyin Nonferrous, afirma operar dentro da legalidade e manter canais de diálogo com a comunidade, mas os moradores contestam a versão da empresa e cobram maior fiscalização dos órgãos competentes.
Últimas notícias
Médico do Hospital Ib Gatto Falcão alerta sobre cuidados para evitar quedas, febre e infecções em crianças nas férias
Avó de Rico Melquiades denuncia violência cometida pelo ex-genro
Poste pega fogo na rua São José, no bairro do Jacintinho
Homem de 45 anos morre afogado em barragem no Sítio Manoel Gomes, em Coité do Noia
Concluintes do Ensino Médio celebram formatura no Colégio da Polícia Militar da capital
Educação divulga resultado do processo seletivo para gerentes Especiais Regionais
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
