Comitiva com seis deputados visita Craíbas hoje para apurar denúncias contra mineração
Audiência Pública acontecerá na Câmara Municipal e tem previsão para começar às 9h30
Uma comitiva com seis deputados estaduais estará, nesta quarta-feira (24), em Craíbas para ouvir as vítimas da atividade mineradora da Vale Verde, responsável pela operação Mina Serrote. A Audiência Pública acontecerá na Câmara Municipal de Craíbas e está prevista para ter início às 9h30.
A comissão é presidida pelo deputado Ronaldo Medeiros (PT), e conta com a participação dos parlamentares Ricardo Nezinho (MDB), Gilvan Barros (MDB), Breno Albuquerque (MDB), Silvio Camelo (PV) e Fernando Pereira (PP).
A reunião deve contar, ainda, com presença de representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Secretaria de Direitos Humanos, da Defensoria Pública e do Instituto do Meio Ambiente (IMA), além do Ministério Público.
Segundo o presidente da Comissão, Ronaldo Medeiros, a comitiva de deputados deve visitar, ainda, residências que sofreram com rachaduras em decorrência da mineração.
O deputado revelou ao 7Segundos que a ideia é evitar um novo Caso Braskem e que se necessário, as denúncias serão levadas à Brasília.
O que aconteceu?
Nos últimos meses, a mineradora vem sendo alvo de graves denúncias de moradores da região, que relatam rachaduras em casas, tremores de terra, barulho constante, poeira em excesso, risco de contaminação de rios e prejuízos à saúde e à agricultura local.
Há registros de explosões em horários não combinados com a comunidade, além de relatos de destruição de imóveis e mortes de animais.
“O que está acontecendo em Craíbas é alarmante. A população vive com medo das explosões, das rachaduras e da contaminação. O parlamento estadual está ao lado do povo e vai cobrar transparência, fiscalização e providências para garantir a segurança das famílias e do meio ambiente”, afirmou Medeiros.
A Mineração Vale Verde, adquirida recentemente pelo grupo chinês Baiyin Nonferrous, afirma operar dentro da legalidade e manter canais de diálogo com a comunidade, mas os moradores contestam a versão da empresa e cobram maior fiscalização dos órgãos competentes.
Últimas notícias
Prêmio de R$ 115 milhões da Mega-Sena será sorteado neste sábado
Colisão entre caminhão e picape deixa feridos na BR-316 em Satuba
Governador chama Renan Filho de “velhaco” após críticas sobre obras em Santa Catarina
Leonardo Dias denuncia que ambulâncias entregues por Lula ainda estão paradas
Moradores cercam casa e ameaçam babá acusada de agredir criança autista em Arapiraca
Polícia apreende cocaína, crack e maconha em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
