Paciente com problemas cardíacos denuncia peregrinação por hospitais de Arapiraca e falta de atendimento
Homem tentou acionar o Samu, mas disse que não havia nenhuma viatura para socorrê-lo
Um paciente, que precisou buscar atendimento hospitalar após passar mal durante a madrugada desta quarta-feira (24), denunciou que viveu uma peregrinação em um busca de um médico especialista em Arapiraca. Magno Morete revelou que tem problemas cardíacos e que teria sentido fortes dores na região do tórax, além de taquicardia.
Ele explicou que por volta das cinco horas da manhã ligou para o Samu, mas que teria sido informado que não havia viatura para socorrê-lo. “Não tem ambulâncias do Samu pra ir resgatar ninguém em casa. Eu tô aqui, passei mal cinco horas da manhã, liguei pro Samu, o Samu não tinha viatura, orientou a gente ir às pressas de carro particular pro HEA [Hospital de Emergência do Agreste]” , desabafou.
Ele disse, ainda, que ao chegar na HEA foi informado de que não poderia ser devidamente atendido ali, e solicitou que o paciente se dirigisse até o Hospital Regional de Arapiraca (HRA).
Ao chegar no HRA, Magno conta que se deparou com dezenas de outros pacientes também aguardando por atendimento. Ele disse que na unidade hospitalar só há um único médico para atender a todos e que não existe especialista, como um médico cardiologista, o qual deveria atendê-lo: “Aqui estou desde 6:30h mais ou menos e até agora não tem médico especialista nenhum, absolutamente nenhum, só tem uma médica clínica geral atendendo tudo, urgências e emergências e enfermarias, sozinha”, desabafou Magno.
O Hospital Regional do Agreste (HRA) negou qualquer negligência no caso do paciente Magno Morete dos Santos, que deu entrada com queixas leves de dor no peito e palpitações. A unidade afirma que o atendimento ocorreu normalmente na manhã desta quarta-feira (24) e que o paciente segue em observação após ser medicado.
Em nota, o hospital destaca que denúncias sobre suposta falta de atendimento devem ser tratadas com cautela, já que há contradições no relato do acompanhante — que afirma não ter havido atendimento, apesar de o paciente ter passado por triagem, medicação e exames. O HRA também reforçou que possui médicos nas áreas em que é habilitado, mas não é referência em cardiologia.
O Samu também foi procurado para esclarecer a denúncia sobre a falta de viaturas no município de Arapiraca e explicou, em nota, que a alta demanda por emergências críticas pode gerar indisponibilidade de veículos em determinados momentos. O serviço informou ainda que, após avaliar os sintomas descritos pelo paciente, o médico regulador orientou que ele fosse conduzido por meio particular até a unidade de saúde mais próxima, considerando a classificação de risco e a disponibilidade operacional.
Confira a nota na íntegra:
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) esclarece que, devido à alta demanda por emergências críticas em curso, pode ocorrer, em determinados momentos, a indisponibilidade de viaturas.
Esclarece também que, embora a Portaria 2.048/2002 determine prioridade absoluta aos casos de parada cardiorrespiratória e outras condições cardiovasculares com instabilidade hemodinâmica, quando o quadro não apresenta risco imediato à vida o médico regulador pode orientar o deslocamento do paciente por meio próprio, até unidade de saúde mais próxima.
No caso relatado, o profissional avaliou os sintomas descritos e, considerando a disponibilidade operacional e a classificação de risco, orientou o paciente a se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima, com transporte particular.
O Samu reitera seu compromisso com a assistência qualificada e ressalta que todas as decisões são tomadas com base em protocolos clínicos de preservação da vida, reforçando atuação prioritária para situações de emergência, especialmente aquelas com risco iminente de morte.
Últimas notícias
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto cobra medidas urgentes para reduzir acidentes em estrada de acesso a Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
