Deputado Ricardo Nezinho participa de audiência sobre a Vale Verde em Craíbas
Assembleia Legislativa busca diálogo entre comunidade, órgãos públicos e empresa para apurar denúncias na região Agreste
O deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB), sempre preocupado com o bem-estar da sociedade, participou, nesta quarta-feira (24), de audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa de Alagoas na Câmara de Vereadores de Craíbas. O encontro teve como objetivo ouvir moradores e instituições diante das denúncias de danos ambientais e sociais supostamente provocados pela atuação da Mineração Vale Verde, responsável pela exploração da Mina Serrote, na região Agreste.
Ricardo Nezinho destacou que a presença da Assembleia em Craíbas representa a atuação vigilante do Poder Legislativo em defesa da população.
“O que a Assembleia faz aqui é não ser omissa a esses reclames. Estamos ouvindo tanto a população quanto órgãos fiscalizadores, com informações técnicas e sensibilidade, para que possamos chegar a um diagnóstico concreto. Nem tanto o mar, nem tanto a terra: a mineração precisa respeitar a comunidade, porque um dia ela vai sair e deve deixar saudades, não efeitos colaterais”, afirmou.
O deputado reforçou a necessidade de equilíbrio entre a atividade econômica e a preservação da qualidade de vida das famílias.
“Se a mineradora vai permanecer aqui 30 ou 40 anos, temos que assegurar que ela traga benefícios sem causar prejuízos. Nosso objetivo é fiscalizar, legislar e estarmos atentos à população. Temos que buscar um laudo técnico independente, que mostre com clareza o que realmente está acontecendo, e a partir disso, dar legitimidade às ações que precisam ser tomadas”, disse.

A audiência foi motivada por relatos de populares sobre problemas como rachaduras em casas, poluição sonora, poeira em excesso, risco de contaminação da água e perdas na agricultura. Nezinho salientou que todos os órgãos envolvidos precisam trabalhar em conjunto para garantir segurança à comunidade.
“Estamos aqui para unir forças. O Poder Legislativo estadual, junto com os vereadores e demais instituições, precisa atuar com cautela, mas de forma firme e vigilante”, completou.
Além de Ricardo Nezinho, participaram da audiência os deputados Ronaldo Medeiros (PT), que preside a Comissão de Direitos Humanos, Silvio Camelo (PV) e Fernando Pereira (PP).
O encontro contou ainda com representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria de Direitos Humanos, Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Defensoria Pública e Ministério Público, além de vereadores e da população em geral.
Foi definido que a comissão formada pela Assembleia Legislativa para acompanhar o caso retornará a Craíbas para realizar novas etapas do trabalho, incluindo visitas às residências afetadas e à sede da mineradora, com o objetivo de aprofundar o diagnóstico da situação e buscar soluções que conciliem o desenvolvimento econômico com a preservação da vida e do meio ambiente.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
