Baixo São Francisco

Penedo inicia atendimento inédito em Alagoas para gestantes de alto risco

O projeto usa telemedicina e Inteligência Artificial como ferramentas de auxílio aos profissionais de saúde na previsão de riscos

Por 7segundos com assessoria 26/09/2025 13h01
Penedo inicia atendimento inédito em Alagoas para gestantes de alto risco
A meta é reduzir a mortalidade materna e infantil, uma das prioridades do Sistema Único de Saúde (SUS) - Foto: Ascom

Penedo é o primeiro município alagoano a incluir gestantes em acompanhamento inédito no estado, utilizando o Programa Gestar, do Núcleo de Telessaúde de Alagoas. A iniciativa representa um avanço no cuidado materno, com inovação e mais segurança na assistência às gestantes de alto risco atendidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O projeto usa telemedicina e Inteligência Artificial como ferramentas de auxílio aos profissionais de saúde na previsão de riscos, no monitoramento e na determinação de linhas de cuidado mais assertivas para o pré-natal adequado.

Assim, a equipe de saúde pode fazer um acompanhamento mais preciso, analisando informações em tempo real, com troca de dados entre profissionais e acesso a protocolos atualizados.

“Cuidar das gestantes de alto risco, com tecnologia e agilidade, é salvar vidas e garantir mais segurança para mães e bebês. O Telessaúde chega para somar à nossa rede, aproximando especialistas e fortalecendo a atenção básica. É um orgulho colocar Penedo entre os municípios que lideram a inovação em saúde em Alagoas”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.

Essa integração entre os governos municipal, estadual e federal garante maior agilidade na identificação de situações de risco e na tomada de decisões clínicas, reduzindo complicações durante o pré-natal e no período pós-parto.

“Com essa tecnologia, vamos acompanhar cada gestante de forma ainda mais atenta, identificando precocemente situações que possam trazer riscos e garantindo que toda mãe e todo bebê recebam o cuidado que merecem. Esse é um compromisso do nosso município: usar a inovação para salvar vidas, proteger nossas mulheres e acolher cada nova vida que chega”, declarou a coordenadora do projeto em Penedo, Wkeytiny França.

A meta é reduzir a mortalidade materna e infantil, uma das prioridades do Sistema Único de Saúde (SUS), compromisso que inclui Penedo no atendimento humanizado e pautado na tecnologia.

“Eu fico muito contente em ver que Penedo abraçou a ideia e está já utilizando esse sistema, que é de grande importância para fazer o acompanhamento pré-natal das gestantes de alto risco. Sem dúvida, a tecnologia aliada à saúde dá mais qualidade na assistência às gestantes de Penedo”, afirma Guilherme Lopes, secretário executivo da Sesau Alagoas.

Assim, ao lado de outros sete municípios alagoanos, Penedo se coloca na vanguarda da inovação em saúde na iniciativa que beneficiará mais sete municípios alagoanos na parceria que envolve Ministério da Saúde, Governo de Alagoas e Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistemas (Easy).