[Vídeo] Operação de combate a fraudes fiscais cumpre mandados em galpão e condomínio de luxo em Arapiraca
Ação investiga o uso de empresas de fachada no comércio atacadista de alimentos que gerou mais de R$16 milhões de prejuízo
O Ministério Público de Alagoas (MPAL) deflagrou nesta quinta-feira (16) a Operação Ceres, que tem como um dos principais alvos o município de Arapiraca, no Agreste do Estado. A ação investiga uma organização criminosa envolvida em fraudes fiscais e falsificação de documentos, com atuação concentrada no comércio atacadista de alimentos, especialmente na venda de farinha de trigo.
Em Arapiraca, equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens (Gaesf), com apoio das Polícias Civil e Militar, cumpriram mandados de busca e apreensão em diferentes pontos da cidade. Um dos locais vistoriados foi um galpão situado na Rua Expedicionário Brasileiro, no bairro Baixa Grande, utilizado para armazenamento e movimentação de mercadorias.
Os agentes também estiveram em um galpão comercial no bairro São Luiz, que funcionava como base de operações do grupo, e em um condomínio residencial de alto padrão na zona nobre da cidade, onde foram apreendidos documentos e equipamentos eletrônicos que podem auxiliar nas investigações.
De acordo com o MPAL, o esquema utilizava empresas de fachada registradas em nome de “laranjas”, com movimentação financeira muito superior à renda declarada pelos supostos proprietários. As investigações apontam que milhões em tributos deixaram de ser recolhidos, gerando um prejuízo superior a R$ 16 milhões aos cofres públicos — valor que inclui dívidas ativas e obrigações administrativas não pagas.

A operação contou com o apoio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), da Secretaria de Segurança Pública (SSP), da Polícia Científica e das forças policiais estaduais.

O nome “Ceres” faz alusão à deusa romana da agricultura, símbolo da fertilidade e das colheitas — uma referência direta ao trigo, principal produto comercializado pelas empresas envolvidas no esquema.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
