Saúde

Girau do Ponciano supera meta e vacina mais de 90% dos animais domésticos

Prefeitura encerrou oficialmente a Campanha Antirrábica 2025 com resultados positivos

Por 7Segundos com Ascom Girau do Ponciano 12/11/2025 14h02
Girau do Ponciano supera meta e vacina mais de 90% dos animais domésticos
De acordo com o levantamento da Vigilância, 5 mil cães e 2.350 gatos estavam dentro do público-alvo da campanha - Foto: Ascom Girau do Ponciano

Os dados divulgados pela Vigilância Sanitária de Girau do Ponciano mostraram que a cobertura vacinal durante a Campanha Antirrábica 2025 alcançou 91,09% de imunizações em cães e gatos, tanto na zona urbana quanto na rural.

Entre os meses de setembro e outubro, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), levou o serviço a diferentes localidades, garantindo o atendimento a moradores que não conseguiram levar seus animais até as unidades credenciadas. O resultado ampliou o alcance da campanha. Em comparação ao mesmo período do ano passado — quando cerca de 5 mil pets foram vacinados —, o município registrou um aumento expressivo, totalizando 6.675 animais imunizados.

De acordo com o levantamento da Vigilância, 5 mil cães e 2.350 gatos estavam dentro do público-alvo da campanha. Desses, 84,44% dos caninos e 93,74% dos felinos foram vacinados — números que representam um avanço importante no combate à raiva no território municipal.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Dangelo Silva, o município contou com 14 profissionais de saúde mobilizados em mutirões que percorreram todos os povoados, ampliando o acesso à vacinação. O serviço domiciliar foi possível graças ao mapeamento de animais participantes de campanhas anteriores e à colaboração da comunidade durante o Dia D.

“Fizemos uma estratégia de visitas para levar os imunizantes diretamente ao morador que não conseguiu levar seu animal até as unidades de saúde ou não soube da campanha. É sempre bom reforçar que proteger cães e gatos do vírus da raiva também é proteger o ser humano — fazemos um pacto comunitário de saúde e segurança sanitária”, destacou Dangelo Silva.

Vale lembrar que a vacina antirrábica pode ser aplicada em animais a partir de três meses de idade e é essencial para combater a proliferação da raiva — doença neurológica e infecciosa que pode ser transmitida aos humanos por mordidas ou arranhões de animais contaminados.