Girau do Ponciano supera meta e vacina mais de 90% dos animais domésticos
Prefeitura encerrou oficialmente a Campanha Antirrábica 2025 com resultados positivos
Os dados divulgados pela Vigilância Sanitária de Girau do Ponciano mostraram que a cobertura vacinal durante a Campanha Antirrábica 2025 alcançou 91,09% de imunizações em cães e gatos, tanto na zona urbana quanto na rural.
Entre os meses de setembro e outubro, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), levou o serviço a diferentes localidades, garantindo o atendimento a moradores que não conseguiram levar seus animais até as unidades credenciadas. O resultado ampliou o alcance da campanha. Em comparação ao mesmo período do ano passado — quando cerca de 5 mil pets foram vacinados —, o município registrou um aumento expressivo, totalizando 6.675 animais imunizados.
De acordo com o levantamento da Vigilância, 5 mil cães e 2.350 gatos estavam dentro do público-alvo da campanha. Desses, 84,44% dos caninos e 93,74% dos felinos foram vacinados — números que representam um avanço importante no combate à raiva no território municipal.
Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Dangelo Silva, o município contou com 14 profissionais de saúde mobilizados em mutirões que percorreram todos os povoados, ampliando o acesso à vacinação. O serviço domiciliar foi possível graças ao mapeamento de animais participantes de campanhas anteriores e à colaboração da comunidade durante o Dia D.
“Fizemos uma estratégia de visitas para levar os imunizantes diretamente ao morador que não conseguiu levar seu animal até as unidades de saúde ou não soube da campanha. É sempre bom reforçar que proteger cães e gatos do vírus da raiva também é proteger o ser humano — fazemos um pacto comunitário de saúde e segurança sanitária”, destacou Dangelo Silva.
Vale lembrar que a vacina antirrábica pode ser aplicada em animais a partir de três meses de idade e é essencial para combater a proliferação da raiva — doença neurológica e infecciosa que pode ser transmitida aos humanos por mordidas ou arranhões de animais contaminados.
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
