Polícia

Operação Rastreio em AL e mais dez estados mira revenda de celulares roubados

Ação foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (17)

Por 7Segundos 17/11/2025 11h11 - Atualizado em 17/11/2025 11h11
Operação Rastreio em AL e mais dez estados mira revenda de celulares roubados
Material apreendido durante a ação - Foto: Assessoria

A Operação Rastreio, deflagrada na manhã desta segunda-feira (17) cumpre 132 mandados voltados para crimes de furto, roubo e receptação de celulares. A ação em Alagoas e mais dez estados mirou um esquema de desbloqueio e revenda de aparelhos roubados.

Em território alagoano, a operação conta com a participação da Polícia Civil de Alagoas (PCAL) e houve um cumprimento de ordem judicial em Arapiraca, no Agreste. A operação tem foco no desmonte de um esquema de desbloqueio e retorno de aparelhos ao mercado.

Além de Alagoas, a Operação Rastreio ocorre nos estados de: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Pará e Rondônia.

De acordo com a Polícia Civil, as investigações começaram após a prisão de um suspeito que atuava no desbloqueio remoto de aparelhos e ofertava cursos online, o que levou à identificação de uma rede de usuários e repassadores em vários estados.

A Operação Rastreio integra ações da Polícia Civil do Rio de Janeiro e de outros estados. Desde o início das medidas, mais de 10 mil celulares foram recuperados, 2.800 devolvidos e mais de 700 pessoas presas.A coordenação ficou com a Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Propriedade Imaterial do Rio de Janeiro, com apoio de Polícias Civis e do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Senasp.

Mandados foram cumpridos contra pessoas que buscavam desbloqueios e forneciam celulares subtraídos. Houve foco também em comércios que recolocavam aparelhos no mercado para dar aparência de regularidade.

A apuração apontou uso de celulares desbloqueados para acesso a dados bancários de vítimas, com abertura de contas e obtenção de empréstimos.