Tecnologia

Cloudflare diz que resolveu falha global que afetou X, ChatGPT e outras plataformas

Empresa responsável por um dos maiores serviços de infraestrutura para internet no mundo afirmou que erro foi causado após um aumento de tráfego incomum em seus servidores

Por g1 18/11/2025 18h06
Cloudflare diz que resolveu falha global que afetou X, ChatGPT e outras plataformas
X e ChatGPT exibiram mensagens de erro da Coudflare - Foto: Reprodução

A Cloudflare, um dos maiores serviços de infraestrutura de internet do mundo, disse que resolveu a falha que causou uma pane global em plataformas como X e ChatGPT na manhã desta terça-feira (18).

"Este incidente foi resolvido", disse a empresa por volta das 16h30 (horário de Brasília).

Mais cedo, às 14h45, a Cloudflare já tinha dito que não estava observando níveis elevados de erros ou latência em sua rede e que era seguro reativar serviços que foram desativados durante o incidente.

A empresa afirmou ainda que fornecerá uma atualização após suas equipes de engenharia concluírem uma investigação mais aprofundada sobre a falha.

Segundo a Cloudflare, a pane foi causada por "um pico de tráfego incomum" em um de seus serviços às 8h20. E, de acordo com a Reuters, a empresa afirmou que a interrupção foi causada por um arquivo de configuração gerado automaticamente para lidar com potenciais ataques de segurança.

O que é a Cloudflare? A Cloudflare é uma empresa de infraestrutura que funciona como um intermediário entre o site e o usuário. Ela distribui parte do conteúdo desses sites em servidores espalhados pelo mundo, o que ajuda a acelerar o carregamento das páginas, reduzir custos e proteger contra ataques. Quando algum serviço da Cloudflare falha, sites que dependem dela podem ficar lentos ou até inacessíveis.

Mensagens de erro


O erro foi confirmado pela Cloudflare por volta das 8h50, quando plataformas como o X e o ChatGPT tiveram picos de reclamações no Downdetector, site que monitora instabilidade em serviços na internet.

No X, usuários que conseguiam abrir a rede social recebiam a mensagem: "Ocorreu um erro. Tente carregar a página". No ChatGPT, as mensagens enviadas não eram executadas pela IA, que também mostrava um erro.

Algumas pessoas também relataram que os serviços mostraram mensagens de erro da Cloudflare.

A OpenAI, dona do ChatGPT, disse que seus serviços registraram um erro, mas não citou a Cloudflare. "Nós confirmamos que o incidente foi causado por um erro em um dos nossos provedores terceirizados", disse a empresa.

No início da tarde, a OpenAI disse que não registrava mais nenhum problema em seus serviços.

O X foi procurado pelo g1, mas não se posicionou até a última atualização desta reportagem.

A Cloudflare registrou mais de 5.000 notificações de falhas na Cloudflare pela manhã. O X teve pico de cerca de 1.100 reclamações, e o ChatGPT registrou quase 200 relatos.

Segundo a Reuters, o aplicativo de relacionamento Grindr e a plataforma de design Canva também foram afetados.

Sequência de panes globais


O incidente com a Cloudflare é o terceiro registrado por uma grande empresa de infraestrutura de internet em menos de um mês.

Em outubro, uma pane no serviço de nuvem Amazon Web Services causou um apagão em mais de 500 empresas ao redor do mundo, como iFood, Mercado Livre, Mercado Pago e PicPay.

Nove dias depois, a Azure, serviço de nuvem da Microsoft, enfrentou instabilidade que afetou serviços como Teams, Outlook e Copilot. Outros produtos da Microsoft, como o Xbox e o Minecraftm também apresentaram erros.

Em julho de 2024, uma falha da CrowdStrike afetou sistemas de hospitais, bancos e aeroportos, provocando a famosa tela azul do Windows em sistemas ao redor do mundo.

O que é nuvem?

Toda empresa que trabalha com processamento de dados precisa de computadores para armazenar informações, arquivos e softwares.

Esses computadores, que geralmente são grandes equipamentos com alta capacidade, podem ser mantidos pela própria empresa em sua sede ou em outro lugar.

Como isso custa caro e exige manutenção constante, as empresas optam por terceirizar essa estrutura e contratam companhias com maior capacidade de manter esses supercomputadores, como AWS, Azure, Google Cloud, Oracle e IBM.

Nuvem é o nome dado ao serviço que permite transferir, guardar e processar dados em outros lugares, usando a internet. Pessoas também usam serviços na nuvem ao salvarem fotos no Google Fotos e no iCloud, da Apple, ou ao rodar jogos online, sem baixar e instalar programas, por exemplo.