Decreto assinado por Luciano Barbosa amplia proteção social e prioriza população vulnerável
Decreto assinado nesta sexta vai levar acolhimento e dignidade para população em situação de rua através de trabalho conjunto
O município de Arapiraca está dando um passo importante em direção a uma comunidade cada vez mais justa e acolhedora. Nesta sexta-feira (28), o prefeito Luciano Barbosa assinou um novo decreto de implantação de políticas municipais voltadas ao cuidado com a população em situação de rua.
A cerimônia aconteceu na sala de reuniões do Centro Administrativo e contou com a presença do secretariado municipal, membros da Câmara Municipal de Arapiraca, lideranças comunitárias e representantes de órgãos importantes como o procurador regional dos Direitos do Cidadão, Bruno Lamenha.
Os trabalhos realizados serão priorizados por diversas frentes da Gestão Municipal, incluindo as secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Políticas Públicas para a Mulher, que trabalharão em conjunto com o Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJAL) e o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) para garantir inclusão e acolhimento necessários à população mais vulnerável.
O objetivo do decreto 3.015 de 26 de novembro de 2025 é ampliar o acesso desta população à saúde, educação, programas sociais e até inserção no mercado de trabalho, promovendo assim princípios como o respeito à dignidade da pessoa humana, direito à convivência familiar e comunitária, respeito e valorização da vida e à cidadania, atendimento humanizado, respeito às condições sociais e outros.
Um dos projetos recentes que representam o compromisso da gestão do prefeito Luciano Barbosa com a qualidade de vida da população vulnerável é o Consultório na Rua, anunciado pela Secretaria Municipal de Saúde na última terça-feira (25). O programa será responsável por levar serviços de saúde à população em situação de rua com duas equipes multiprofissionais totalmente capacitadas.
Além disso, nesta quinta-feira (27), a Gestão Municipal também participou do Mutirão Pop Rua Jud, que contou com serviços de diversas secretarias municipais com o objetivo garantir o acesso de pessoas de rua a direitos jurídicos, sociais e de saúde. A ação foi promovida pelo Ministério Público Federal (MPF), um dos grandes parceiros da Prefeitura nesta jornada.
Últimas notícias
Governo envia à ALE projetos que liberam mais de R$ 24 milhões para o MPE
Obra social católica recebe consultório odontológico financiado por emendas de Leonardo Dias
Moradores fecham via no bairro do Bom Parto em protesto contra falta d'água
Jovem de 18 anos morre após ser atingido por caçamba durante coleta de lixo em Piranhas
Consumidor terá redução no preço da energia elétrica em dezembro
Funcionárias são assassinadas a tiros dentro do Cefet Maracanã, no Rio
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
