Política

Bolsonaristas querem derrubar veto de Lula ao PL da Dosimetria

O projeto reduz as penas de Bolsonaro e aliados que foram condenados pelo 8 de Janeiro

Por Felipe Ferreira 09/01/2026 12h12
Bolsonaristas querem derrubar veto de Lula ao PL da Dosimetria
Fabio Costa e Alfredo Gaspar apoiam a derrubada do veto de Lula - Foto: Montagem 7Segundos

Parlamentares ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) articulam a derrubada do veto presidencial ao Projeto de Lei da Dosimetria — manobra que reduz as penas de Bolsonaro e aliados que foram condenados pelo 8 de Janeiro.

O veto foi assinado pelo presidente Lula, nessa quinta-feira (8), durante ato em memória ao 8 de Janeiro no Palácio do Planalto.

A reação do bolsonarismo foi imediata. Lideranças da oposição garantem que têm votos suficientes para derrubar o veto de Lula logo na primeira semana de retorno das atividades no Congresso Nacional.

Em Alagoas, Fabio Costa (PP) e Alfredo Gaspar (União Brasil), que votaram pela aprovação da Dosimetria, atuarão na derrubada do veto presidencial.

Para Costa, o projeto restabelece a justiça no sistema penal, motivo pelo qual apoia a posição contrária do Congresso frente à decisão de Lula.

“Um projeto que corrigia excessos e fazia o mínimo de justiça a quem foi condenado de forma desproporcional. Agora, nosso compromisso é claro: vamos trabalhar para derrubar esse veto e restaurar o equilíbrio e a justiça no sistema penal”, disse.

Gaspar acredita que o 8 de Janeiro não passa de uma narrativa criada por aliados do governo federal para ocultar o que chamou de “destruição do país”.

“A narrativa do 8 de janeiro foi a cortina de fumaça ideal para Lula e sua trupe ocultar a destruição do país e o aparelhamento dos poderes. O crime organizado e a corrupção tomaram conta do Brasil. A verdade um dia irá aparecer. Não vamos aceitar esse descaso calado”, afirmou.

Base de Lula comemorou


Aliados do presidente Lula em Alagoas aprovaram a decisão tomada pelo petista. O veto foi motivo de comemoração nas redes sociais.

A vereadora por Maceió, Teca Nelma (PT), disse que o veto traz justiça às instituições brasileiras e ao Estado de Direito.

“Hoje é dia de celebrar a democracia. O presidente Lula vetou integralmente o PL que diminuía as penas de Bolsonaro e dos golpistas. Justiça, respeito às instituições e ao Estado de Direito vencem”, comemorou.

O senador Renan Calheiros (MDB) aproveitou a mensagem de apoio ao veto de Lula para alfinetar seu rival local Arthur Lira (PP).

“Apoio o veto do presidente Lula ao PL da Dosimetria. O Brasil não pode ser o único país do mundo onde condenados estabelecem o tamanho de suas penas. Essa não é uma agenda da sociedade. Foi sempre uma pretensão do Centrão e do Lira. A dosimetria já existe na Lei de Execução Penal. Reduz-se pena trabalhando ou estudando”, disse o senador.