Música

Ministério da Cultura repudia atitude do Grammy com Milton Nascimento

O cantor Milton Nascimento teve assento negado nas mesas principais da cerimônia do Grammy 2025

Por Metrópoles 04/02/2025 16h04
Ministério da Cultura repudia atitude do Grammy com Milton Nascimento
O cantor brasileiro ficou de fora das mesas principais do Grammy 2025 mesmo tendo sido indicado em uma das categorias da premiação - Foto: Reprodução

Após o episódio polêmico envolvendo o cantor e compositor brasileiro Milton Nascimento, de 82 anos, na cerimônia do Grammy Awards 2025, o Ministério da Cultura (MinC) repudiou a atitude da premiação de negar um assento ao artista em uma das mesas principais do evento. 

O cantor estava indicado na categoria de Melhor Álbum de Jazz pelo disco Milton + Esperanza, gravado em parceria com a cantora norte-americana Esperanza Spalding.

Em nota publicada nesta terça-feira (4), o MinC publicou uma nota de repúdio ao tratamento dado ao cantor e afirmou que a decisão de colocá-lo em um local incompatível com sua trajetória, prestígio internacional e necessidades físicas “demonstra falta de sensibilidade e respeito a um dos maiores nomes da música brasileira”.

“Milton Nascimento, ícone da cultura nacional, coleciona prêmios e reconhecimentos que atravessam gerações e fronteiras. Sua obra influenciou artistas em todo o mundo, elevando a música brasileira a patamares de excelência. Com sua voz única e composições memoráveis, Milton seguirá sendo celebrado por aqueles que compreendem e respeitam sua imensa contribuição à música”, finaliza a nota.

Equipe de Milton Nascimento se pronunciou.

Na noite de segunda-feira (3/2), a equipe de Milton Nascimento se pronunciou sobre o caso esclarecendo como tudo ocorreu.
A equipe do cantor percebeu que a Academia havia destinado a Esperanza um lugar nas mesas principais, enquanto Milton foi alocado na arquibancada.

A equipe avaliou que a decisão desconsiderou “não só toda a sua trajetória e prestígio em todo o mundo, como a sua idade avançada e impossibilidade de subir ou descer escadas”.

Além disso, afirmaram que a justificativa dada foi que “apenas os artistas que eles [o Grammy] queriam no vídeo” poderiam ficar nas mesas.

Assim, a equipe do músico optou pela ausência do cantor na cerimônia principal.

Protesto no Grammy
Como uma forma de homenagear Milton Nascimento e criticar a premiação pela atitude, a cantora Esperanza Spalding fez um protesto ao aparecer ao vivo na cerimônia.

Na ocasião, a artista que colaborou com o brasileiro levou uma placa com a foto de Milton Nascimento que dizia: “Essa lenda viva deveria estar sentada aqui!”.

No Instagram, Esperanza continuou o protesto e disse que levou a placa para que aparecesse ao vivo, durante a transmissão do Grammy.