Ministério da Cultura repudia atitude do Grammy com Milton Nascimento
O cantor Milton Nascimento teve assento negado nas mesas principais da cerimônia do Grammy 2025
Após o episódio polêmico envolvendo o cantor e compositor brasileiro Milton Nascimento, de 82 anos, na cerimônia do Grammy Awards 2025, o Ministério da Cultura (MinC) repudiou a atitude da premiação de negar um assento ao artista em uma das mesas principais do evento.
O cantor estava indicado na categoria de Melhor Álbum de Jazz pelo disco Milton + Esperanza, gravado em parceria com a cantora norte-americana Esperanza Spalding.
Em nota publicada nesta terça-feira (4), o MinC publicou uma nota de repúdio ao tratamento dado ao cantor e afirmou que a decisão de colocá-lo em um local incompatível com sua trajetória, prestígio internacional e necessidades físicas “demonstra falta de sensibilidade e respeito a um dos maiores nomes da música brasileira”.
“Milton Nascimento, ícone da cultura nacional, coleciona prêmios e reconhecimentos que atravessam gerações e fronteiras. Sua obra influenciou artistas em todo o mundo, elevando a música brasileira a patamares de excelência. Com sua voz única e composições memoráveis, Milton seguirá sendo celebrado por aqueles que compreendem e respeitam sua imensa contribuição à música”, finaliza a nota.
Equipe de Milton Nascimento se pronunciou.
Na noite de segunda-feira (3/2), a equipe de Milton Nascimento se pronunciou sobre o caso esclarecendo como tudo ocorreu.
A equipe do cantor percebeu que a Academia havia destinado a Esperanza um lugar nas mesas principais, enquanto Milton foi alocado na arquibancada.
A equipe avaliou que a decisão desconsiderou “não só toda a sua trajetória e prestígio em todo o mundo, como a sua idade avançada e impossibilidade de subir ou descer escadas”.
Além disso, afirmaram que a justificativa dada foi que “apenas os artistas que eles [o Grammy] queriam no vídeo” poderiam ficar nas mesas.
Assim, a equipe do músico optou pela ausência do cantor na cerimônia principal.
Protesto no Grammy
Como uma forma de homenagear Milton Nascimento e criticar a premiação pela atitude, a cantora Esperanza Spalding fez um protesto ao aparecer ao vivo na cerimônia.
Na ocasião, a artista que colaborou com o brasileiro levou uma placa com a foto de Milton Nascimento que dizia: “Essa lenda viva deveria estar sentada aqui!”.
No Instagram, Esperanza continuou o protesto e disse que levou a placa para que aparecesse ao vivo, durante a transmissão do Grammy.
Últimas notícias
Tragédia na AL-220: colisão deixa seis mortos, incluindo criança e recém-nascido, no Sertão de Alagoas
Homem é preso por violência doméstica contra companheira grávida em Arapiraca
Quadrilha armada invade festa, faz reféns e jovem é morto em Anadia
Trump ameaça vice venezuelana e diz que ela pode "pagar preço maior"
Forças armadas da Venezuela reconhecem Delcy Rodríguez como presidente interina
Yasmin Sensação é anunciada como atração surpresa do Verão Massayó
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
