Jurassic Park: livro é mais sombrio que o filme — veja 3 diferenças
Pouca gente sabe que a franquia de Jurassic Park é derivada de uma série de livros, mas as adaptações têm algumas diferença
O sétimo filme da franquia Jurassic Park estreia nos cinemas nesta quinta-feira (3/7), consolidando a saga iniciada em 1993, sob direção de Steven Spielberg, como uma das mais bem-sucedidas da história do cinema.
Apesar de ter ficado mundialmente conhecido pelas telonas, a realidade é que o clássico é inspirado em uma obra homônima, lançada em 1990, de autoria de Michael Crichton, que dá um tom mais sombrio para a ficção científica.
A produção de 1993 foi um grande sucesso, tornando-se a maior bilheteria de todos os tempos até então. Em 1995, é lançado o segundo livro O Mundo Perdido, que fecha a série literária e inspira o segundo filme da franquia, que chegou aos cinemas em 1997.
No entanto, além do tom mais sombrio e assustador das publicações literárias, outras diferenças distanciam o que se lê e o que se assiste nos longas de Jurassic Park. Confira três diferenças entre o livro e o filme Jurassic Park:
Personagens
Na adaptação cinematográfica, muitos personagens foram substituídos ou ignorados, apresentando menos personagens do que o livro de Crichton. Além disso, a personalidade de alguns também é alterada no longa.
A maior mudança certamente é do John Hammond (Richard Attenborough), o bilionário fundador do parque. Enquanto no filme ele é descrito como mais velho, charmoso, amável, bem-intencionado, com intenção éde reviver os dinossauros em prol da ciência, no livro, ele é retratado como um capitalista egoísta, que culpa os outros pelas falhas do parque.
O fim da história
No filme de 1993, oa história acaba com o grupo de sobreviventes fugindo de helicóptero da ilha, deixada para trás com todas as espécies soltas, para que se destruam sozinhas. Contudo, como é mostrado no longa, uma nova ordem natural se estabelece no território.
Já no livro, a Força Aérea da Costa Rica destrói toda a região com um bombardeio, a fim de impedir que os dinossauros se espalhem pelo mundo. Mas as últimas páginas revelam que os seres répteis não foram completamente dizimados.
T. Rex nos EUA
No livro O Mundo Perdido, o principal na história é concluído ainda na Ilha de Sorna, onde o T. Rex permanece.
Já no Jurassic Park 2, Peter Ludlow (Arliss Howard) envia o T. Rex para San Diego, na Califórnia, na tentativa de reviver uma atração incompleta no anfiteatro de Jurassic Park. No entanto, a missão dá errado e o animal aterroriza a cidade nas cenas finais do longa.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
