Cinema

Jurassic Park: livro é mais sombrio que o filme — veja 3 diferenças

Pouca gente sabe que a franquia de Jurassic Park é derivada de uma série de livros, mas as adaptações têm algumas diferença

Por 7segundos com Metrópoles 03/07/2025 18h06
Jurassic Park: livro é mais sombrio que o filme — veja 3 diferenças
Cena do filme Jurassic Park - Foto: Reprodução/Metrópoles

O sétimo filme da franquia Jurassic Park estreia nos cinemas nesta quinta-feira (3/7), consolidando a saga iniciada em 1993, sob direção de Steven Spielberg, como uma das mais bem-sucedidas da história do cinema.

Apesar de ter ficado mundialmente conhecido pelas telonas, a realidade é que o clássico é inspirado em uma obra homônima, lançada em 1990, de autoria de Michael Crichton, que dá um tom mais sombrio para a ficção científica.

A produção de 1993 foi um grande sucesso, tornando-se a maior bilheteria de todos os tempos até então. Em 1995, é lançado o segundo livro O Mundo Perdido, que fecha a série literária e inspira o segundo filme da franquia, que chegou aos cinemas em 1997.

No entanto, além do tom mais sombrio e assustador das publicações literárias, outras diferenças distanciam o que se lê e o que se assiste nos longas de Jurassic Park. Confira três diferenças entre o livro e o filme Jurassic Park:

Personagens

Na adaptação cinematográfica, muitos personagens foram substituídos ou ignorados, apresentando menos personagens do que o livro de Crichton. Além disso, a personalidade de alguns também é alterada no longa.

A maior mudança certamente é do John Hammond (Richard Attenborough), o bilionário fundador do parque. Enquanto no filme ele é descrito como mais velho, charmoso, amável, bem-intencionado, com intenção éde reviver os dinossauros em prol da ciência, no livro, ele é retratado como um capitalista egoísta, que culpa os outros pelas falhas do parque.

O fim da história

No filme de 1993, oa história acaba com o grupo de sobreviventes fugindo de helicóptero da ilha, deixada para trás com todas as espécies soltas, para que se destruam sozinhas. Contudo, como é mostrado no longa, uma nova ordem natural se estabelece no território.

Já no livro, a Força Aérea da Costa Rica destrói toda a região com um bombardeio, a fim de impedir que os dinossauros se espalhem pelo mundo. Mas as últimas páginas revelam que os seres répteis não foram completamente dizimados.

T. Rex nos EUA

No livro O Mundo Perdido, o principal na história é concluído ainda na Ilha de Sorna, onde o T. Rex permanece.

Já no Jurassic Park 2, Peter Ludlow (Arliss Howard) envia o T. Rex para San Diego, na Califórnia, na tentativa de reviver uma atração incompleta no anfiteatro de Jurassic Park. No entanto, a missão dá errado e o animal aterroriza a cidade nas cenas finais do longa.