Cruzeiro vence Botafogo fora de casa e deixa a zona do rebaixamento
Celeste bateu o Fogão por 2 a 0 e saiu do Z4
O Cruzeiro finalmente conseguiu sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro ao derrotar o Botafogo por 2 a 0, em partida disputada na noite desta quinta-feira, no estádio Nilton Santos. Os gols do confronto foram marcados por Cacá e Ederson, um em cada tempo.
Com o resultado, a equipe mineira chegou aos 32 pontos ganhos e agora ocupa a 16ª posição. A vitória mineira acabou colocando o Fluminense no Z4. O Botafogo segue com 33 pontos ganhos e está na 14ª colocação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro.
O Cruzeiro não realizou uma grande partida, mas mostrou objetividade ao aproveitar as raras oportunidades que surgiram durante os 90 minutos. O Botafogo teve maior posse de bola, criou várias chances para marcar, mas não conseguiu colocar a bola nas redes de Fábio, frustrando os mais de 20 mil torcedores que compareceram ao estádio na esperança de ver o Alvinegro conseguir um resultado positivo.
Na próxima rodada, o Botafogo vai visitar o Santos, na Vila Belmiro, enquanto o Cruzeiro vai receber o Bahia, no Mineirão.
O jogo
A partida começou em ritmo acelerado e, logo aos três minutos, o Cruzeiro teve a primeira oportunidade de gol. Marquinhos Gabriel foi lançado na área e quando ia concluir, o zagueiro Gabriel conseguiu salvar e evitar o primeiro gol do time mineiro.
O time mineiro ficava mais tempo com a bola, mas encontrava dificuldades para penetrar na defesa alvinegra. O Alvinegro de General Severiano, por sua vez, mostrava lentidão na ligação entre a defesa e o ataque.
Aos 25 minutos, o Cruzeiro marcou o primeiro gol. Thiago Neves cobrou escanteio e o zagueiro Cacá subiu livre para cabecear sem chances para Gatito Fernández.
Em desvantagem, o Botafogo tentou partir para a reação, mas encontrava muita dificuldade para chegar na área mineira. Aos 30 minutos, Leo Valencia mandou a bomba e Fábio defendeu com alguma dificuldade. O time dirigido por Alberto Valentim seguia pressionando, mas não mostrava criatividade para chegar ao gol e apelava para cruzamentos que eram facilmente bloqueados pela zaga mineira.
Aos 43 minutos, Leo Valencia, o mais eficiente do ataque, mandou uma bomba que passou ao lado da trave direita defendida por Fábio.
Apoiado pela torcida, o Alvinegro de General Severiano empurrou o Cruzeiro para trás e pressionou em busca do gol do empate. Aos 16 minutos, Marcinho cruzou na área, o zagueiro Cacá tentou salvar e rebateu contra o próprio gol, mas Fábio evitou que a bola entrasse. Logo depois, Cacá compensou a falha ao bloquear Diego Souza quando o atacante estava pronto para finalizar.
O Cruzeiro não conseguia sair da defesa e, aos 21 minutos, foi a vez de Marcinho chutar com muito perigo.
Para tentar segurar o resultado, o técnico Abel Braga trocou o atacante Fred pelo volante argentino Ariel Cabral, enquanto Valentim, em tentativa desesperada, colocou o atacante Vinicius Tanque no lugar do volante Gustavo Bochecha.
Aos 35 minutos, o Botafogo desperdiçou outra chance incrível para marcar. Marcinho bateu falta, Fábio deu rebote e Gabriel, livre na área, mandou para fora, levando a torcida alvinegra ao desespero. Logo depois, Yuri chutou para fora, após Fábio ter rebatido um cruzamento feito por Marcinho.
Nos acréscimos, o Glorioso ainda teve uma última chance para empatar. João Paulo cruzou, Carli desviou e Igor Cassio cabeceou para fora. Quando a torcida já estava deixando o estádio, o Cruzeiro marcou o segundo gol, num descuido da zaga alvinegra. Dodô lançou Ariel Cabral que tocou para Ederson empurrar para as redes, definindo o resultado.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0 X 2 CRUZEIRO
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 31 de outubro de 2019 (Quinta-feira)
Horário: 21h30(de Brasília)
Público: 22.412 presentes
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Marcio dos Santos (RN) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE)
VAR: Adriano Milczvisk
Cartão Amarelo: Fabrício Bruno e Dodô(Cruza)
Gols
CRUZEIRO: Cacá, aos 25 minutos do primeiro tempo; Ederson, aos 51 minutos do segundo tempo
BOTAFOGO: Gatito Fernández, Marcinho, Joel Carli, Gabriel e Yuri; Cícero, João Paulo, Gustavo Bochecha(Vinicius Tanque), Diego Souza e Leo Valencia(Alex Santana); Luiz Fernando e Victor Rangel (Igor Cássio)
Técnico: Alberto Valentim
CRUZEIRO: Fábio, Luis Orejuela, Fabricio Bruno, Cacá e Egidio; Henrique, Éderson e Thiago Neves; David(Sassá), Fred(Ariel Cabral)e Marquinhos Gabriel(Dodô)
Técnico: Abel Braga