Decisão da justiça comum pode implicar em punição a CBF pela FIFA
Com a interferência da justiça comum, o futebol brasileiro pode ter problemas com a FIFA
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) segue com problemas com a justiça. Nesta terça-feira (30), desembargadores da 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro acataram o recurso do Ministério Público e anularam a Assembleia Geral da entidade, que modificou a forma de votação para a presidência da entidade, realizada em 2017.
Com a interferência da justiça comum, o futebol brasileiro pode ter problemas com a FIFA, entidade máxima da modalidade em todo o mundo. Isso porque pelos regulamentos internos do esporte está previsto que "recurso para tribunais ordinários (Justiça comum) é proibido, a menos que esteja previsto na regulamentação da FIFA”.
Com a decisão do Tribunal, a eleição de Rogério Caboclo para a presidência da entidade brasileira, em abril de 2018, estaria anulada, e um novo pleito deverá ser realizado no início de 2022.
Também de acordo com a decisão da justiça, os presidentes do Flamengo, Rodolfo Landim, e da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro de Bastos, foram indicados como interventores.
Em 30 dias eles deverão realizar uma assembleia geral para definir o processo da eleição. Uma das decisões que deverá ser tomada é o peso dos votos dos eleitores. Após isso eles vão conduzir o pleito que vai decidir quem será o novo mandatário do futebol brasileiro.
Especialistas em direito desportivo temem que a FIFA faça uma punição bem pesada para clubes e a seleção brasileiro.
"Existe a possibilidade de punição por parte da FIFA, que pode resultar em exclusão da seleção nacional e dos clubes de todas as competições internacionais das quais estejam participando. Ainda que seja improvável neste momento, pelo teor da decisão e da relevância do Brasil no cenário internacional do futebol, é possível que a interferência estatal na confederação traga consequências esportivas", afirmou Vinícius Loureiro, em matéria publicada por Gabriel Coccetrone no Uol.
Veja também
Últimas notícias
Trump descarta punir funcionário por vídeo de casal Obama como macacos
Cratera gigante “engole” parte de avenida em Xangai, na China
Ministério Público e Defensoria denunciam irregularidades e pedem nova decisão judicial sobre abrigo em Maceió
Cabo Bebeto critica gestão do Brasil após país repetir segunda pior nota em índice de corrupção
Polícia Civil investiga denúncia de estupro contra cadela no Pilar
Prefeito Daniel Vasconcelos realiza último alinhamento para o Carnaval da Gente em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
