Decisão da justiça comum pode implicar em punição a CBF pela FIFA
Com a interferência da justiça comum, o futebol brasileiro pode ter problemas com a FIFA

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) segue com problemas com a justiça. Nesta terça-feira (30), desembargadores da 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro acataram o recurso do Ministério Público e anularam a Assembleia Geral da entidade, que modificou a forma de votação para a presidência da entidade, realizada em 2017.
Com a interferência da justiça comum, o futebol brasileiro pode ter problemas com a FIFA, entidade máxima da modalidade em todo o mundo. Isso porque pelos regulamentos internos do esporte está previsto que "recurso para tribunais ordinários (Justiça comum) é proibido, a menos que esteja previsto na regulamentação da FIFA”.
Com a decisão do Tribunal, a eleição de Rogério Caboclo para a presidência da entidade brasileira, em abril de 2018, estaria anulada, e um novo pleito deverá ser realizado no início de 2022.
Também de acordo com a decisão da justiça, os presidentes do Flamengo, Rodolfo Landim, e da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro de Bastos, foram indicados como interventores.
Em 30 dias eles deverão realizar uma assembleia geral para definir o processo da eleição. Uma das decisões que deverá ser tomada é o peso dos votos dos eleitores. Após isso eles vão conduzir o pleito que vai decidir quem será o novo mandatário do futebol brasileiro.
Especialistas em direito desportivo temem que a FIFA faça uma punição bem pesada para clubes e a seleção brasileiro.
"Existe a possibilidade de punição por parte da FIFA, que pode resultar em exclusão da seleção nacional e dos clubes de todas as competições internacionais das quais estejam participando. Ainda que seja improvável neste momento, pelo teor da decisão e da relevância do Brasil no cenário internacional do futebol, é possível que a interferência estatal na confederação traga consequências esportivas", afirmou Vinícius Loureiro, em matéria publicada por Gabriel Coccetrone no Uol.
Veja também
Últimas notícias

Procon na Rua leva serviços a Marechal Deodoro nos dias 25 e 26 de setembro

Luciano Barbosa destaca ações do PAA para segurança alimentar e inclusão social

Adolescente de 14 anos filma abusos e denuncia marido da própria tia, em Maceió

Homem furta aparelho celular em uma loja de shopping em Maceió
Prefeitura de Lagoa da Canoa promove evento do Setembro Amarelo com foco na saúde mental e prevenção do suicídio
Homem é preso com drogas e arma de fogo no bairro Manoel Teles, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

"Sua irmã não quis transar e a matei", confessa autor de feminicídio em Minas Gerais

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes
