Presidente do COI diz que Copa do Mundo Bienal é 'ameaça' para todos os esportes
Comentário foi uma crítica direta ao presidente da FIFA
O plano da Fifa para Copas do Mundo bienais foi rotulado como uma ameaça ao futebol e a todos os outros esportes pelo Comitê Olímpico Internacional nesta quinta-feira (3).
O presidente do COI, Thomas Bach, criticou o colega da FIFA Gianni Infantino, membro do COI nos últimos dois anos, por não estar em Pequim para ouvir as críticas.
"Todos nós gostaríamos muito de discutir a proposta da FIFA para uma Copa do Mundo bienal junto com o presidente da FIFA e membro do COI", disse Bach a cerca de 100 colegas na tradicional reunião pré-olímpica, com alguns presentes pessoalmente e outros assistindo remotamente.
A expectativa era que Infantino estivesse assistindo remotamente, seja da cidade natal da Fifa, Zurique ou Doha, onde mora antes da Copa do Mundo deste ano. O torneio no Catar começa em novembro.
O plano da FIFA de sediar Copas do Mundo para homens e mulheres a cada dois anos, em vez de quatro, busca acelerar o desenvolvimento do futebol em todo o mundo, diminuir a distância entre os clubes e seleções europeias que dominam as competições e adicionar bilhões de dólares em receita que poderia compartilhar entre suas 211 federações nacionais.
Infantino tem forte apoio da África para o plano. Mas os órgãos de futebol europeus e sul-americanos disseram que vão boicotar os torneios bienais.
Mustapha Berraf, presidente do grupo africano de comitês olímpicos nacionais, liderou a oposição do COI na quinta-feira, dizendo que as Copas do Mundo bienais teriam um "grande impacto" em seu continente.
Após quatro intervenções de membros do COI, Bach pediu e recebeu aplausos para transmitir a sensação da sala a Infantino e enfatizou o que considera uma ameaça a todos os esportes.
"O plano promovido pela FIFA neste momento causaria danos imensuráveis e colocaria em perigo o esporte em geral", disse.
O mandatário da entidade máxima do futebol já havia enfrentado críticas de líderes esportivos em reunião online realizada pelo COI em dezembro.
Veja também
Últimas notícias
Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na próxima semana
Nikolas Ferreira reage à cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Justiça fiscal e proteção social: Governo de Alagoas reafirma compromisso com os mais pobres
Entidades do setor produtivo voltam a alertar para impacto do aumento de impostos em AL
MPAL, MPF e DPE exigem ações da Sesau para promover equidade racial na saúde
Rede pública de Alagoas terá monitoramento pós-parto com projeto de Cibele Moura
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
