Presidente do COI diz que Copa do Mundo Bienal é 'ameaça' para todos os esportes
Comentário foi uma crítica direta ao presidente da FIFA

O plano da Fifa para Copas do Mundo bienais foi rotulado como uma ameaça ao futebol e a todos os outros esportes pelo Comitê Olímpico Internacional nesta quinta-feira (3).
O presidente do COI, Thomas Bach, criticou o colega da FIFA Gianni Infantino, membro do COI nos últimos dois anos, por não estar em Pequim para ouvir as críticas.
"Todos nós gostaríamos muito de discutir a proposta da FIFA para uma Copa do Mundo bienal junto com o presidente da FIFA e membro do COI", disse Bach a cerca de 100 colegas na tradicional reunião pré-olímpica, com alguns presentes pessoalmente e outros assistindo remotamente.
A expectativa era que Infantino estivesse assistindo remotamente, seja da cidade natal da Fifa, Zurique ou Doha, onde mora antes da Copa do Mundo deste ano. O torneio no Catar começa em novembro.
O plano da FIFA de sediar Copas do Mundo para homens e mulheres a cada dois anos, em vez de quatro, busca acelerar o desenvolvimento do futebol em todo o mundo, diminuir a distância entre os clubes e seleções europeias que dominam as competições e adicionar bilhões de dólares em receita que poderia compartilhar entre suas 211 federações nacionais.
Infantino tem forte apoio da África para o plano. Mas os órgãos de futebol europeus e sul-americanos disseram que vão boicotar os torneios bienais.
Mustapha Berraf, presidente do grupo africano de comitês olímpicos nacionais, liderou a oposição do COI na quinta-feira, dizendo que as Copas do Mundo bienais teriam um "grande impacto" em seu continente.
Após quatro intervenções de membros do COI, Bach pediu e recebeu aplausos para transmitir a sensação da sala a Infantino e enfatizou o que considera uma ameaça a todos os esportes.
"O plano promovido pela FIFA neste momento causaria danos imensuráveis e colocaria em perigo o esporte em geral", disse.
O mandatário da entidade máxima do futebol já havia enfrentado críticas de líderes esportivos em reunião online realizada pelo COI em dezembro.
Veja também
Últimas notícias

Líderes europeus reiteram apoio à Ucrânia após reunião

Lula lamenta mortos e feridos em acidente de ônibus em Pernambuco

Não ouse falar grosso com o Brasil, porque não vamos aceitar, diz Lula

Presidente do PSDB no Ceará anuncia filiação de Ciro Gomes ao partido

Casal é morto a tiros dentro de casa em Carneiros, Alagoas

Dia D de multivacinação é realizado neste sábado em todo o país
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
