Presidente do COI diz que Copa do Mundo Bienal é 'ameaça' para todos os esportes
Comentário foi uma crítica direta ao presidente da FIFA

O plano da Fifa para Copas do Mundo bienais foi rotulado como uma ameaça ao futebol e a todos os outros esportes pelo Comitê Olímpico Internacional nesta quinta-feira (3).
O presidente do COI, Thomas Bach, criticou o colega da FIFA Gianni Infantino, membro do COI nos últimos dois anos, por não estar em Pequim para ouvir as críticas.
"Todos nós gostaríamos muito de discutir a proposta da FIFA para uma Copa do Mundo bienal junto com o presidente da FIFA e membro do COI", disse Bach a cerca de 100 colegas na tradicional reunião pré-olímpica, com alguns presentes pessoalmente e outros assistindo remotamente.
A expectativa era que Infantino estivesse assistindo remotamente, seja da cidade natal da Fifa, Zurique ou Doha, onde mora antes da Copa do Mundo deste ano. O torneio no Catar começa em novembro.
O plano da FIFA de sediar Copas do Mundo para homens e mulheres a cada dois anos, em vez de quatro, busca acelerar o desenvolvimento do futebol em todo o mundo, diminuir a distância entre os clubes e seleções europeias que dominam as competições e adicionar bilhões de dólares em receita que poderia compartilhar entre suas 211 federações nacionais.
Infantino tem forte apoio da África para o plano. Mas os órgãos de futebol europeus e sul-americanos disseram que vão boicotar os torneios bienais.
Mustapha Berraf, presidente do grupo africano de comitês olímpicos nacionais, liderou a oposição do COI na quinta-feira, dizendo que as Copas do Mundo bienais teriam um "grande impacto" em seu continente.
Após quatro intervenções de membros do COI, Bach pediu e recebeu aplausos para transmitir a sensação da sala a Infantino e enfatizou o que considera uma ameaça a todos os esportes.
"O plano promovido pela FIFA neste momento causaria danos imensuráveis e colocaria em perigo o esporte em geral", disse.
O mandatário da entidade máxima do futebol já havia enfrentado críticas de líderes esportivos em reunião online realizada pelo COI em dezembro.
Veja também
Últimas notícias

Estados, incluindo Alagoas, aumentam ICMS de importação a partir de 1º de abril

Homens atentam contra passageiro e mototaxista morre por engano em São Miguel dos Campos

Grave acidente envolvendo lancha deixa homem e criança feridos na praia do Gunga

Quatro armas e 130kg de drogas são apreendidas durante operação nacional de combate ao crime

Prisão é o fim da minha vida, estou com 70 anos, diz Bolsonaro

Sequestrador de Ingrid Vitória morre após reagir a abordagem policial
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
