Futebol

Conselho do Cruzeiro entende que venda para Ronaldo é lesiva

Conselheiros publicaram nota oficial questionando venda do clube

Por Yahoo Esportes 17/03/2022 09h09
Conselho do Cruzeiro entende que venda para Ronaldo é lesiva
Ronaldo Fenômeno inaugura academia de futebol em Maceió - Foto: Pedro Ivo Prates/Meon

Uma grave nota oficial emitida pela Mesa Diretora do Conselho Deliberativo do Cruzeiro afirmou que a negociação realizada entre a XP Investimentos, empresa do ramo financeiro que tem atuado junto dos clubes que se transformam em SAFs, e o presidente da Raposa, Sérgio Santos Rodrigues seria lesiva ao clube e benéfica a Ronaldo Fenômeno: "Entendemos que a negociação é, de um lado, extremamente lesiva e desproporcional ao Cruzeiro, e, de outro, excessivamente benéfica ao Ronaldo, motivo pelo qual buscamos um reequilíbrio de todas as questões envolvidas no negócio".

A Mesa Diretora, através da nota emitida, termina dizendo que "jamais será empecilho para qualquer negociação, desde que não exista prejuízo à instituição Cruzeiro e à sua torcida" e que Ronaldo Fenômeno poderá contar com o grupo: "Ronaldo, conte conosco para a construção de uma solução que atenda os seus anseios e também os interesses do Cruzeiro Esporte Clube".

Ponto de divergência e contestação do Conselho é de que os R$ 400 milhões prometidos não seriam de um investimento externo, mas de receitas geradas pela própria SAF: "Pudemos observar, com lamentação, que Ronaldo (...) ficaria desde o início do processo como detentor de 90% da participação acionária da SAF, com o compromisso de aportar na própria SAF a quantia de 50 milhões de reais no momento em que se desse a concretização do negócio e, 350 milhões de reais, por meio de receitas 'incrementais' que seriam geradas para a SAF por meio da gestão do Ronaldo".

A dívida do Cruzeiro, que ultrapassa a casa do R$ 1 bilhão, não seria assumida por Ronaldo, mas que o próprio clube, através da SAF, o faria.

Ronaldo Fenômeno tem o dia 18 de abril como prazo de assinatura de contrato da SAF do Cruzeiro. Caso não o faça, a exclusividade acaba e o clube poderá ouvir outras propostas.