Campeã olímpica Tandara é condenada a quatro anos de suspensão por doping
julgamento foi realizado nesta segunda-feira, com duração de quase oito horas

Campeã olímpica nos Jogos de Londres 2012, Tandara foi condenada a quatro anos de suspensão, pena máxima, por doping. O julgamento foi realizado nesta segunda-feira, com duração de quase oito horas. Os três Auditores do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) foram unânimes na decisão, que tira a jogadora das quadras até 2025. A informação foi publicada pelo "Olhar Olímpico" e confirmada pelo LANCE!.
A oposta de 33 anos foi suspensa preventivamente no dia 5 de agosto de 2021, durante os Jogos de Tóquio, após resultado analítico adverso para a substância Ostarina, em exame surpresa realizado no dia 7 de julho daquele ano. A defesa ainda poderá recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça.
A Ostarina é um SARM, ou seja, um modulador seletivo de receptor de androgênio. Esse tipo de substância tem comercialização proibida no Brasil e seus resultados são semelhantes aos proporcionados por esteroides anabolizantes. O ganho de explosão muscular sem ganho de peso é um deles.
Os SARMs se popularizaram no Brasil nos últimos anos. Com a contestável promessa de proporcionar efeitos anabólicos com menores danos à saúde, produtores de suplementos apostaram na ideia. Apesar da proibição, eles são facilmente encontrados no país pela internet.
A jogadora de vôlei, que é defendida pelo advogado Marcelo Franklin, tentou alegar contaminação cruzada de um suplemento alimentar, mas a tese não convenceu o TJD-AD. Se a pena for mantida, ela só poderia voltar às quadras aos 37 anos.
Enquanto aguardava o julgamento, Tandara foi lançada como pré-candidata a deputada federal pelo MDB de São Paulo, com o apoio do diretório municipal de Osasco. A atacante tem forte ligação com a cidade, por onde já foi campeã da Superliga.
A equipe, inclusive, contava na última temporada de clubes com a atleta, que era dona de um dos maiores salários do vôlei feminino brasileiro. A oposta chegou a marcar presença em partidas na reta final do campeonato. Mas profissionais do meio ouvidos pela reportagem afirmam que a volta da veterana às quadras já não era esperada nos últimos meses, em meio às dificuldades de provar sua inocência.
Veja também
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
