Campeã olímpica Tandara é condenada a quatro anos de suspensão por doping
julgamento foi realizado nesta segunda-feira, com duração de quase oito horas
Campeã olímpica nos Jogos de Londres 2012, Tandara foi condenada a quatro anos de suspensão, pena máxima, por doping. O julgamento foi realizado nesta segunda-feira, com duração de quase oito horas. Os três Auditores do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) foram unânimes na decisão, que tira a jogadora das quadras até 2025. A informação foi publicada pelo "Olhar Olímpico" e confirmada pelo LANCE!.
A oposta de 33 anos foi suspensa preventivamente no dia 5 de agosto de 2021, durante os Jogos de Tóquio, após resultado analítico adverso para a substância Ostarina, em exame surpresa realizado no dia 7 de julho daquele ano. A defesa ainda poderá recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça.
A Ostarina é um SARM, ou seja, um modulador seletivo de receptor de androgênio. Esse tipo de substância tem comercialização proibida no Brasil e seus resultados são semelhantes aos proporcionados por esteroides anabolizantes. O ganho de explosão muscular sem ganho de peso é um deles.
Os SARMs se popularizaram no Brasil nos últimos anos. Com a contestável promessa de proporcionar efeitos anabólicos com menores danos à saúde, produtores de suplementos apostaram na ideia. Apesar da proibição, eles são facilmente encontrados no país pela internet.
A jogadora de vôlei, que é defendida pelo advogado Marcelo Franklin, tentou alegar contaminação cruzada de um suplemento alimentar, mas a tese não convenceu o TJD-AD. Se a pena for mantida, ela só poderia voltar às quadras aos 37 anos.
Enquanto aguardava o julgamento, Tandara foi lançada como pré-candidata a deputada federal pelo MDB de São Paulo, com o apoio do diretório municipal de Osasco. A atacante tem forte ligação com a cidade, por onde já foi campeã da Superliga.
A equipe, inclusive, contava na última temporada de clubes com a atleta, que era dona de um dos maiores salários do vôlei feminino brasileiro. A oposta chegou a marcar presença em partidas na reta final do campeonato. Mas profissionais do meio ouvidos pela reportagem afirmam que a volta da veterana às quadras já não era esperada nos últimos meses, em meio às dificuldades de provar sua inocência.
Veja também
Últimas notícias
Interdições na região da Passarela do Canaã alteram trânsito neste sábado (25)
PM presta primeiros socorros a homem que sofreu descarga elétrica no Jacintinho
Jacaré é capturado em terreno próximo a residências em Palmeira dos Índios
Casal pede adiamento e foge de audiência pública sobre abastecimento e saneamento em Arapiraca
Maragogi celebra 151 anos com inaugurações e anúncio de novos investimentos
Saúde em Dia leva cerca de dois mil atendimentos à população de Junqueiro
Vídeos e noticias mais lidas
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
