Futebol

'Cobrança fria, coração quente': Palmeiras aposta em bola parada e garante bons resultados

Verdão buscou desvantagem de 2 gols fora de casa

Por Yahoo Esportes 04/08/2022 09h09
'Cobrança fria, coração quente': Palmeiras aposta em bola parada e garante bons resultados
Gustavo Scarpa é o nome do Palmeiras nas bolas paradas na temporada - Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Com o empate em 2 a 2 com o Atlético-MG pela ida das quartas da Libertadores, o Palmeiras atingiu a marca de 107 gols no ano de 2022. Boa parte desses tentos saíram de bolas paradas, uma das maiores armas da equipe comandada por Abel Ferreira.

Até o momento, o Verdão balançou as redes 67 vezes com o jogo correndo e 40 com a bola parada. Lendo esses números em porcentagem, são 63% com bola rolando, que é a maioria, e 37,38% com bola parada, algo que é muito forte neste time desde a chegada do português.

Entre os tentos marcados a partir deste fator favorável, três foram em cobrança de falta direta, dois em cruzamento a partir de uma falta, 19 através do escanteio e 16 em cobranças de pênalti.

Dentre os principais marcadores neste quesito estão Gustavo Gómez e Murilo. A dupla de zagueiros do Palmeiras acumula 15 gols feitos no ano, todos na bola parada, sendo oito para o capitão paraguaio e sete para o camisa 26.

Por trás dos bons números dos companheiros e do time, existe um responsável: Gustavo Scarpa. O meia é líder em assistências do Palmeiras no ano e, 50% das suas participações em gols foram em bolas paradas.

Com malas prontas para o futebol inglês e despedida marcada para o final da temporada, pode se dizer que o meia é o jogador mais decisivo em bolas paradas em toda a América. Até então foram 42 jogos, nove assistências, 12 grandes chances criadas, 105 passes decisivos e 104 cruzamentos corretos na conta do camisa 14.