Palmeiras afasta fantasma e consegue feito inédito na 'era Abel Ferreira'
Verdão vinha de eliminações consecutivas na disputa por penalidades
Ao vencer o Atlético-MG nos pênaltis e se classificar para a semifinal da Libertadores, o Palmeiras afastou uma maldição recente na ‘era Abel Ferreira’. Foi a primeira vez, nas últimas seis oportunidades, que a equipe comandada pelo português conseguiu vencer uma disputa de penalidades.
A primeira derrota aconteceu em fevereiro de 2021, quando o Verdão disputava o terceiro lugar do Mundial de Clubes de 2020. Na ocasião, empate sem gols no tempo normal e derrota por 3 a 2 para o Al Ahly, do Egito, nos pênaltis.
Em um intervalo de apenas dois meses, nova decisão na marca da cal. O Alviverde, campeão da Copa do Brasil, enfrentava o Flamengo, na época comandado por Rogério Ceni, vitorioso no Brasileiro, pela Supercopa do Brasil.
Após um jogo recheado de reviravoltas e um empate em 2 a 2 predominante no final, mais uma vez o time alviverde saiu sentindo um sabor amargo ao ver o adversário vencer por 6 a 5 e coroar a temporada.
No mesmo mês da conquista rubro-negra sobre o Palmeiras, aconteceu a decisão da Recopa Sul-Americana de 2021. Mais um episódio doloroso. Na ida, triunfo palmeirense por 2 a 1, fora de casa, sobre o Defensa y Justicia, da Argentina. Na volta, derrota pelo mesmo placar e título adversário por 4 a 3 nos pênaltis.
Já em junho daquele ano, dessa vez pela Copa do Brasil, um roteiro parecido com o da Recopa assombraria a vida palestrina. Diante do CRB, fora de casa, o time de Abel venceu por 1 a 0, enquanto no Allianz Parque sofreu o revés nos pênaltis.
Depois, mais recentemente, aconteceu a eliminação para o rival São Paulo, novamente um time de Rogério Ceni, nas oitavas do torneio nacional. Mesmo com a vitória no tempo regulamentar por 2 a 1 e com uma tentativa de milagre de Weverton, o Palmeiras saiu derrotado mais uma vez na marca da cal.
Contudo, na partida contra o Galo na Libertadores, o camisa 21 conseguiu o milagre que tanto buscou. Após dois empates, o primeiro em 2 a 2 no Mineirão e o segundo em 0 a 0 no Allianz Parque, a decisão da vaga para a semifinal da competição continental aconteceu nos pênaltis.
Weverton defendeu a batida de Rubens, Murilo acertou a cobrança decisiva e levou o Verdão mais longe na busca do tetracampeonato da América.
Nas últimas seis decisões por pênaltis, foram 37 cobranças palestrinas, 22 convertidas e 15 desperdiçadas. Houve uma mudança significativa, principalmente no psicológico, para que o Palmeiras pudesse afastar a maldição das penalidades e seguisse cada vez em patamares mais altos do futebol.
Palmeiras nas últimas seis decisões por pênaltis:
- 37 pênaltis cobrados
- 22 pênaltis convertidos
- 15 pênaltis perdidos
- Derrota para o Al Ahly (Mundial de Clubes)
- Derrota para o Flamengo (Supercopa)
- Derrota para o Defensa y Justicia (Recopa Sul-Americana)
- Derrota para o CRB (Copa do Brasil)
- Derrota para o São Paulo (Copa do Brasil)
- Classificação sobre o Atlético-MG (Libertadores)
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
