Flamengo vence Vélez no Maracanã e vai à final da Libertadores
Mengão enfrenta o Athletico em Guayaquil, no Equador, pelo título

O Flamengo se classificou para a sua terceira final de Copa Libertadores nos últimos quatro anos ao derrotar o Vélez Sarfield no Maracanã nesta quarta-feira por 2 a 1, depois de vencer o jogo de ida na Argentina por 4 a 0, na semana passada.
O 'rubro-negro' irá buscar agora seu terceiro título na competição (1981 e 2019) e o adversário na decisão será outro time brasileiro, o Athletico Paranaense de Luiz Felipe Scolari, que na outra semifinal eliminou o bicampeão Palmeiras.
Embora o Vélez tenha saído na frente com gol do experiente atacante Lucas Pratto, uma cabeçada do artilheiro Pedro e um belo chute de Marinho mantiveram o Flamengo invicto nesta campanha na Libertadores, com 11 vitórias e um empate em 12 jogos.
- Ninguém disse que seria fácil, mas conseguimos virar um jogo complicado. Esperamos poder conquistar mais títulos - disse Pedro depois da partida.
O duelo entre 'Fla' e 'Furacão' consolida o domínio do Brasil no principal torneio de clubes da América, já que esta é a terceira final consecutiva entre times do país.
No dia 29 de outubro, a cidade equatoriana de Guayaquil será palco da terceira final dos cariocas desde 2019, quando conseguiram seu segundo título ao vencer o River Plate. No ano passado, o Flamengo foi vice-campeão, derrotado pelo Palmeiras.
O jogo de volta, no Maracanã, era visto como protocolar depois da goleada rubro-negra em Buenos Aires. Mas o técnico do Vélez, o uruguaio Alexander Medina, tentou surpreender a equipe brasileira.
Embora tenha ficado mais com a bola desde o início, o Flamengo teve dificuldades no primeiro tempo de transformar a posse em perigo para o gol de Leonardo Burián.
Os cariocas sentiam a ausência de Gabigol e de um jogador chave no meio-campo, Thiago Maia, ambos preservados para evitar um cartão amarelo que os tiraria da final.
Na zaga, também pesaram os desfalques de David Luiz e Léo Pereira, titulares que estavam suspensos. Pelo menos foi assim quando Pratto se antecipou a Pablo em passe da esquerda de Lucas Janson para abrir o placar aos 21 do primeiro tempo.
O 'gol de honra' no placar agregado parecia um prêmio para um Vélez (vice-lanterna do Campeonato Argentino) pouco propositivo, mas bem organizado na defesa.
Apesar de sair atrás, o Flamengo não desanimou, guiado sempre por De Arrascaeta e Everton Ribeiro, desta vez apoiados por Everton Cebolinha e o chileno Arturo Vidal, substitutos de Gabigol e Thiago Maia.
O uruguaio foi o primeiro a ameaçar o gol do Vélez, em um chute colocado de fora da área que Burián espalmou para escanteio.
Minutos depois, aos 42, Everton Ribeiro cruzou na área pela direita e Pedro cabeceou forte. A bola bateu no travessão e entrou para o Flamengo chegar ao empate e o atacante se isolar ainda mais na artilharia da Libertadores, com 12 gols.
No segundo tempo, ele começou a jogada do segundo gol dando uma 'caneta' em Santiago Cáseres e servindo Marinho, que bateu forte no ângulo, sem chances para o goleiro.
Com a classificação, o Flamengo mantém as chances de conquistar os três títulos que disputa na temporada. Além da Libertadores, o time é o vice-líder do Campeonato Brasileiro com sete pontos atrás do Palmeiras a 13 rodadas do fim e está em vantagem nas semifinais da Copa do Brasil, depois de vencer o São Paulo no jogo de ida no Morumbi por 3 a 1.
Ficha técnica:
Copa Libertadores 2022 - Semifinais - Jogo de volta
Flamengo - Vélez Sarsfield 2 - 1 (6 - 1 no agregado)
Estádio: Maracanã (Rio de Janeiro)
Árbitro: Piero Maza (CHI)
Gols:
Flamengo: Pedro, Marinho
Vélez Sarsfield: Pratto
Cartões amarelos: Flamengo: Filipe Luís, Vidal
Vélez Sarfield: Garayalde, Seoane
Escalações:
Flamengo: Santos - Rodinei, Fabrício Bruno, Pablo, Filipe Luís (Ayrton Lucas) - João Gomes, Vidal (Erick Pulgar), Everton Ribeiro (Varela), De Arrascaeta (Diego Ribas) - Everton Cebolinha (Marinho), Pedro. Técnico: Dorival Júnior.
Vélez Sarsfield: Leonardo Burián - Leonardo Jara, Matías De los Santos, Miguel Brizuela, Francisco Ortega - Luca Orellano (Julián Fernández), Nicholas Garayalde, José Florentín (Abiel Osorio), Santiago Caseres (Mateo Seoane), Lucas Janson (Santiago Castro) - Lucas Pratto (Walter Bou). Técnico: Alexander Medina.
Veja também
Últimas notícias

Sesau discute fluxo de acesso a medicamento que evita infecções em recém-nascidos

Mulher é vítima de ameaças por parte do ex-companheiro em Olho d’Água do Casado

Entregadores por aplicativo protestam na Avenida Fernandes Lima, em Maceió

Paraguai investiga ataque hacker do Brasil, que culpa gestão Bolsonaro

Protagonismo das vereadoras na Câmara de Maceió fortalece a defesa pelos direitos das mulheres

Compras em sites internacionais ficam mais caras, a partir desta terça (1º), em AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
