Após denúncia no STJD, CRB pode perder pontos
Caso de xingamento a árbitra Edina Alves (PR) no jogo da 26ª rodada da Série B, contra o Criciúma
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o CRB em função de xingamentos da torcida contra a árbitra Edina Alves (PR) no jogo da 26ª rodada da Série B, contra o Criciúma, realizado em Maceió, no último dia 27 de agosto.
Na oportunidade, ao ser ofendida pela torcida nas arquibancadas, Edina relatou o episódio na súmula da partida. A árbitra foi alvo de ofensas, sendo xingada de “rapar***” e ainda registrou um arremesso de sandália e garrafa ao gramado do Rei Pelé.
“Aos 24 minutos do segundo tempo e na saída da arbitragem do campo de jogo, a torcida do Clube e Regatas Brasil (C.R.B) proferiu o seguinte canto: “rapar***, rapar***, rapar***”. Após o final do jogo, já no vestiário da arbitragem, fui informada pelo Tenente Taveira, da polícia militar de Alagoas, que a torcida do Clube de Regatas Brasil (C.R.B.) arremessou em direção dos jogadores do Criciúma uma sandália Havaianas e uma garrafa de água”, relatou Edina, que ainda juntou fotos dos objetos.
Como forma de prova sobre o episódio no jogo da Série B, a procuradoria ainda colocou no processo um vídeo onde torcedores regatianos ofendem a árbitra, contextualizando a denúncia. O CRB foi enquadrado nos artigos 243-G do CBJD, por cânticos discriminatórios, e no 213, inciso III, por não prevenir ou reprimir o lançamento de objeto dentro das quatro linhas.
Pelo episódio discriminatório, o time alagoano pode perder três pontos na Série B, caso a procuradoria julgue que o ato foi praticado “simultaneamente por considerável número de pessoas vinculadas a uma mesma entidade de prática desportiva”. Já o arremesso de objetos pode gerar multa de R$ 100 a R$ 100 mil, dependendo da gravidade do caso. Se o clube identifica o responsável pela ação, fica livre de punição e a pena vai para quem realizou a prática.
Em termos de Série B, o time alagoano entrou em campo ontem e acabou perdendo para o Vila Nova pelo placar de 1 a 0, se distanciando assim da corrida pelo acesso. Os alagoanos estacionam nos 40 pontos, cinco a menos em relação ao quarto colocado, o Vasco, e muito possivelmente perderá a nona colocação na tabela, com o fechamento da 31ª rodada.