Futebol

Previsões matemáticas dão favoritismo ao Brasil na Copa do Mundo

Brasil é um dos principais favoritos da competição

Por Yahoo Esportes 30/11/2022 09h09
Previsões matemáticas dão favoritismo ao Brasil na Copa do Mundo
Casemiro marcou o gol da vitória do Brasil sobre a Suíça - Foto: Nelson Almeida / AFP

O Brasil está classificado para as oitavas de final da Copa do Mundo, ou seja, o próximo jogo contra Camarões, que será nesta sexta-feira (2), às 16h (horário de Brasília), no Lusail Stadium, será para cumprir tabela. Além disso, surgem as previsões matemáticas que dão favoritismo ao Brasil na Copa do Mundo.

Vale lembrar que esses modelos não são novidades no universo do futebol. Entre diversos trabalhos, existe o “Previsão Esportiva”, fruto da parceria entre as universidades públicas UFBA (Universidade Federal da Bahia) e ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e Computação), da USP (Universidade de São Paulo), do campus do município de São Carlos (SP).

"Essa é uma forma de visualizar qual é a possibilidade de um determinado resultado futuro em relação a esportes ocorrer", disse Francisco Louzada, professor do ICMC e um dos coordenadores do Previsão Esportiva em entrevista para o jornal Folha de São Paulo.

A chance de imediato de uma equipe vencer o Mundial 2022 seria igual, já que cada uma das 32 seleções mantém a chance igual de ser campeã. O que difere é que os modelos matemáticos são definidos por fatores que elevam ou diminuem as probabilidades de conquista da Copa, por exemplo: o poderio de ataque e defesa dos times.

O ranking da FIFA das seleções e da UEFA e o valor de cada time são os dois critérios utilizados pelo Previsão Esportiva. Isto é, quanto maior o valor do conjunto dos atletas maior será a chance de levantar o “caneco” da principal competição esportiva do planeta.

"Hoje, o Brasil tem 15% de chance de ser campeão, mas e as outras seleções? Praticamente, [as outras 31 seleções] têm 85%", complementou Louzada. Outras previsões já foram realizadas, como a da empresa XP, outro patrocinado pela Serasa e ainda um do site estadunidense de análises FiveThirtyEight (538). O Brasil é um dos principais favoritos em todos esses cenários.