Previsões matemáticas dão favoritismo ao Brasil na Copa do Mundo
Brasil é um dos principais favoritos da competição

O Brasil está classificado para as oitavas de final da Copa do Mundo, ou seja, o próximo jogo contra Camarões, que será nesta sexta-feira (2), às 16h (horário de Brasília), no Lusail Stadium, será para cumprir tabela. Além disso, surgem as previsões matemáticas que dão favoritismo ao Brasil na Copa do Mundo.
Vale lembrar que esses modelos não são novidades no universo do futebol. Entre diversos trabalhos, existe o “Previsão Esportiva”, fruto da parceria entre as universidades públicas UFBA (Universidade Federal da Bahia) e ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e Computação), da USP (Universidade de São Paulo), do campus do município de São Carlos (SP).
"Essa é uma forma de visualizar qual é a possibilidade de um determinado resultado futuro em relação a esportes ocorrer", disse Francisco Louzada, professor do ICMC e um dos coordenadores do Previsão Esportiva em entrevista para o jornal Folha de São Paulo.
A chance de imediato de uma equipe vencer o Mundial 2022 seria igual, já que cada uma das 32 seleções mantém a chance igual de ser campeã. O que difere é que os modelos matemáticos são definidos por fatores que elevam ou diminuem as probabilidades de conquista da Copa, por exemplo: o poderio de ataque e defesa dos times.
O ranking da FIFA das seleções e da UEFA e o valor de cada time são os dois critérios utilizados pelo Previsão Esportiva. Isto é, quanto maior o valor do conjunto dos atletas maior será a chance de levantar o “caneco” da principal competição esportiva do planeta.
"Hoje, o Brasil tem 15% de chance de ser campeão, mas e as outras seleções? Praticamente, [as outras 31 seleções] têm 85%", complementou Louzada. Outras previsões já foram realizadas, como a da empresa XP, outro patrocinado pela Serasa e ainda um do site estadunidense de análises FiveThirtyEight (538). O Brasil é um dos principais favoritos em todos esses cenários.
Últimas notícias

Semana da Caatinga tem início em Delmiro Gouveia com ações de educação ambiental e plantio de mudas

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
