FIFA impõe dura sanção contra a Croácia
Punição veio por conta de atitude de torcedores croatas
A FIFA anunciou sanções após vários incidentes ocorridos durante a fase de grupos desta Copa do Mundo no Catar. Assim, a Federação Croata de Futebol foi multada em mais de 50.000 euros (cerca de 275 mil reais) pelos insultos xenófobos feitos por torcedores croatas ao goleiro canadense Milan Borjan.
A punição foi baseada no artigo 16 do Código Disciplinar da FIFA: uso de palavras para transmitir uma mensagem que não é apropriada para um evento esportivo. Os torcedores croatas gritavam "Borjan é um 'Ustase' (fascista)", referindo-se ao regime pró-nazista que exterminou, entre outros, sérvios e judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Milan Borjan nasceu de Knin, que hoje é território da Croácia, mas que esteve em disputa na década de 1990, em meio à dissolução da Iugoslávia. Em 1995, o jogador e sua família, todos de ascendência sérvia, fugiram da região em meio à repressão do governo croata. A situação fez com que o goleiro e a família migrassem para o Canadá, país defendido por Borjan na Copa do Mundo.
O goleiro, ainda criança, foi com a família para o Canadá e, quando se profissionalizou, decidiu representar o país que o acolheu.
As ofensas foram feitas no dia 27 de novembro, quando a Croácia goleou o Canadá por 4 a 1, no estádio Internacional Khalifa. Durante o confronto, torcedores croatas xingaram o goleiro e sua família, que estava presente no estádio sede da Copa do Catar. As provocações seguiram com a exibição de uma bandeira para provocar o jogador por causa de sua origem e posicionamento político.
A seleção canadense já foi eliminada da Copa do Mundo. Mas a Croácia volta a campo na próxima sexta-feira, para enfrentar o Brasil, nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
