FIFA impõe dura sanção contra a Croácia
Punição veio por conta de atitude de torcedores croatas
A FIFA anunciou sanções após vários incidentes ocorridos durante a fase de grupos desta Copa do Mundo no Catar. Assim, a Federação Croata de Futebol foi multada em mais de 50.000 euros (cerca de 275 mil reais) pelos insultos xenófobos feitos por torcedores croatas ao goleiro canadense Milan Borjan.
A punição foi baseada no artigo 16 do Código Disciplinar da FIFA: uso de palavras para transmitir uma mensagem que não é apropriada para um evento esportivo. Os torcedores croatas gritavam "Borjan é um 'Ustase' (fascista)", referindo-se ao regime pró-nazista que exterminou, entre outros, sérvios e judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Milan Borjan nasceu de Knin, que hoje é território da Croácia, mas que esteve em disputa na década de 1990, em meio à dissolução da Iugoslávia. Em 1995, o jogador e sua família, todos de ascendência sérvia, fugiram da região em meio à repressão do governo croata. A situação fez com que o goleiro e a família migrassem para o Canadá, país defendido por Borjan na Copa do Mundo.
O goleiro, ainda criança, foi com a família para o Canadá e, quando se profissionalizou, decidiu representar o país que o acolheu.
As ofensas foram feitas no dia 27 de novembro, quando a Croácia goleou o Canadá por 4 a 1, no estádio Internacional Khalifa. Durante o confronto, torcedores croatas xingaram o goleiro e sua família, que estava presente no estádio sede da Copa do Catar. As provocações seguiram com a exibição de uma bandeira para provocar o jogador por causa de sua origem e posicionamento político.
A seleção canadense já foi eliminada da Copa do Mundo. Mas a Croácia volta a campo na próxima sexta-feira, para enfrentar o Brasil, nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar.
Últimas notícias

Governo Trump revoga vistos de Alexandre de Moraes, aliados e familiares

MPAL garante condenação por homicídio motivado por dívida de drogas em Teotônio Vilela

Dupla é condenada por homicídio brutal em Anadia após atuação do MPAL

Vereador Jânio de Sabino falta por três vezes seguidas com o parecer à reunião da CCJ e trava projetos na Câmara de Novo Lino

Penedo é destaque nacional com projeto inovador de Educação em Tempo Integral

Prefeita Tia Júlia visita obras do novo Hospital Regional de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
