FIFA impõe dura sanção contra a Croácia
Punição veio por conta de atitude de torcedores croatas
A FIFA anunciou sanções após vários incidentes ocorridos durante a fase de grupos desta Copa do Mundo no Catar. Assim, a Federação Croata de Futebol foi multada em mais de 50.000 euros (cerca de 275 mil reais) pelos insultos xenófobos feitos por torcedores croatas ao goleiro canadense Milan Borjan.
A punição foi baseada no artigo 16 do Código Disciplinar da FIFA: uso de palavras para transmitir uma mensagem que não é apropriada para um evento esportivo. Os torcedores croatas gritavam "Borjan é um 'Ustase' (fascista)", referindo-se ao regime pró-nazista que exterminou, entre outros, sérvios e judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Milan Borjan nasceu de Knin, que hoje é território da Croácia, mas que esteve em disputa na década de 1990, em meio à dissolução da Iugoslávia. Em 1995, o jogador e sua família, todos de ascendência sérvia, fugiram da região em meio à repressão do governo croata. A situação fez com que o goleiro e a família migrassem para o Canadá, país defendido por Borjan na Copa do Mundo.
O goleiro, ainda criança, foi com a família para o Canadá e, quando se profissionalizou, decidiu representar o país que o acolheu.
As ofensas foram feitas no dia 27 de novembro, quando a Croácia goleou o Canadá por 4 a 1, no estádio Internacional Khalifa. Durante o confronto, torcedores croatas xingaram o goleiro e sua família, que estava presente no estádio sede da Copa do Catar. As provocações seguiram com a exibição de uma bandeira para provocar o jogador por causa de sua origem e posicionamento político.
A seleção canadense já foi eliminada da Copa do Mundo. Mas a Croácia volta a campo na próxima sexta-feira, para enfrentar o Brasil, nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
