Maior agência de publicidade do Japão acusada em escândalo vinculado aos Jogos Olímpicos
A acusação foi apresentada após a prisão, há algumas semanas, de um funcionário importante do comitê organizador dos Jogos de Tóquio-2020'

A maior agência japonesa de publicidade e outras cinco empresas foram acusadas nesta terça-feira (28) de violação de uma lei antimonopólio, em um escândalo de corrupção para manipular as licitações dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
A acusação foi apresentada após a prisão, há algumas semanas, de um funcionário importante do comitê organizador dos Jogos de Tóquio-2020, Yasuo Mori, e de outras três pessoas, todos acusados de fraudar uma série de licitações.
O presidente do grupo Dentsu, Hiroshi Igarashi, admitiu ao Ministério Público a responsabilidade de sua empresa nos atos, segundo a imprensa japonesa.
Os promotores apresentaram acusações contra esta empresa e as agências de publicidade Hakuhodo e Tokyu Agency, assim como contra as empresas de eventos Same Two, Cerespo e Fuji Creative Corp.
Sete executivos e funcionários também foram acusados, mas o MP não revelou para quais empresas trabalhavam.
As empresas e os executivos "conspiraram para restringir mutuamente as atividades comerciais no que diz respeito à concessão de contratos" para os eventos-teste olímpicos, afirma um comunicado divulgado pelos promotores.
As ações "foram contrárias ao interesse público e efetivamente restringiram a concorrência".
Os promotores também investigam denúncias de que um ex-membro do conselho de Tóquio-2020 recebeu dinheiro de empresas em troca de acordos de parceria olímpica.
Haruyuki Takahashi é acusado de receber quase 200 milhões de ienes em subornos de empresas, incluindo uma rede varejista de ternos, uma editora e um grupo que recebeu a licença para vender bichos de pelúcia dos mascotes dos Jogos Olímpicos.
As denúncias abalaram a candidatura de Sapporo como sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2030. A cidade do norte do país suspendeu a campanha e organizou uma pesquisa nacional para avaliar o nível de apoio a sua aspiração.
"Seria realmente lamentável se houvesse atividades injustas nas licitações dos Jogos de Tóquio", afirmou o porta-voz do governo, Hirokazu Matsuno, após as novas acusações.
Veja também
Últimas notícias

Polícia Civil prende jovem com meio quilo de cocaína em São Miguel dos Campos

Deputado Alfredo Gaspar entrega caminhão frigorífico e trator para Viçosa

Equipes da Polícia Civil de AL e da BA prendem suspeito de homicídio em São José da Tapera

Câmara aprova lei de Leonardo Dias que inclui celebrações católicas no calendário oficial de Maceió

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Porto de Pedras

'Sede de Aprender': Projeto do MP registra progresso em algumas escolas de Murici
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
