Arrascaeta volta à posição de origem e tem melhor atuação pelo Flamengo em 2023
Uruguaio marcou golaço no clássico diante do Vasco
A vitória do Flamengo sobre o Vasco passou, do início ao fim, pelos pés de Giorgian De Arrascaeta. O meia uruguaio anotou um golaço no primeiro tempo e concedeu a assistência para o gol que confirmaria o triunfo, marcado por Fabrício Bruno. Além da confiança, o camisa 14 teve um fator decisivo para a grande atuação: o posicionamento.
O LANCE! analisou mapas de calor da plataforma SofaScore, que englobam a temporada passada e deste ano, e chegou à algumas conclusões interessantes. No jogo desta segunda-feira, Arrascaeta teve o posicionamento mais parecido com o losango de Dorival Júnior, que levou o Flamengo ao título da Copa do Brasil e da Libertadores.
A TEMPORADA 2022
A partir da chegada de Dorival Júnior, Arrascaeta começou a exercer uma função que lembrou os tempos que Jorge Jesus comandava o Flamengo. Muito próximo do gol e com alto volume de oportunidades ao lado de Everton Ribeiro, Gabigol e Pedro, o uruguaio acumulou 13 gols e 19 assistências, boa parte vindo de jogadas de bola parada.
A grande questão com a temporada de Arrascaeta foi a liberdade para atuar como quisesse do meio para frente. Como ilustrado pelo mapa de calor, o camisa 14 atacava tanto pela direita quando pela esquerda, embora tenha preferência em cortar para dentro para chutar com a direita, por ser destro.
ÚLTIMOS SEIS JOGOS TÊM QUEDA DE PADRÃO E MOVIMENTAÇÃO
Longe de sua melhor fase e já sofrendo com problema no púbis, Arrascaeta diminui a produtividade no fim de 2022 e não chegou tanto à área. No entanto, o mapa de calor do uruguaio continua muito movimentado em todas as áreas do meio para frente. Tanto na esquerda quanto na direita, o uruguaio era uma ameaça constante para as defesas adversárias.
Vale destacar que o levantamento utilizado engloba os últimos seis jogos do uruguaio em 2022, ou seja, contra Corinthians (ida e volta, pela final da Copa do Brasil), Red Bull Bragantino, Internacional e Santos (pelo Brasileirão), além da decisão da Libertadores, diante do Athletico Paranaense.
CHEGADA DE VÍTOR PEREIRA E MUDANÇAS NO POSICIONAMENTO
Com a contratação de Vítor Pereira, no entanto, o posicionamento do camisa 14 mudou. Se antes o ele jogava livre para atacar os espaços e buscar o gol, o meia uruguaio ficou mais "preso" à ala esquerda, já que a faixa direita já estava sendo ocupada por Everton Ribeiro. Por isso, houve uma diminuição drástica nos números e, especialmente, na influência do jogador no Flamengo.
Até o momento, Arrascaeta disputou 13 jogos pelo Flamengo em 2023, marcou dois gols e distribuiu três assistências. Muitos ainda falaram que o uruguaio não estava 100% por conta do problema no púbis que o incomoda desde o ano passado, mas era perceptível que ele não estava à vontade no esquema de Vítor Pereira.
JOGO CONTRA O VASCO: ARRASCAETA MUITO PRÓXIMO DO GOL
No duelo diante do Vasco, no entanto, a posição de Arrascaeta mudou. Aproveitando os espaços deixados pelo sistema defensivo do arquirrival e com mais liberdade por conta da presença de dois volantes protegendo a zaga, o camisa 14 teve sua melhor atuação em 2023. E ela vai muito além do gol e da assistência.
+ Flamengo chega a sete lesões em 2023 com fratura de Matheuzinho
Foram quatro passes decisivos, apenas oito passes errados (de 40 tentados) e cinco finalizações, sendo duas no gol. Um jogo completo de quem estava mais à vontade por conta da falta de responsabilidades defensivas e de posicionamento. O caminho para a magia de Arrascaeta passa pelo tamanho da liberdade que ele tem.
1 assistência
• 5 chutes (2 no gol)
• 4 passes decisivos
• 1 grande chance criada
• 3/7 cruzamentos certos
• 32/40 passes certos
Ainda em busca de recuperar de vez seu melhor futebol, Arrascaeta se reapresenta nesta quarta-feira, junto ao restante do elenco, para iniciar a preparação visando o jogo de volta da semifinal do Campeonato Carioca. Com a vitória na ida, o Flamengo terá a vantagem do empate no duelo que será disputado neste domingo, às 18h (de Brasília), no Maracanã.