Futebol

Luxa questiona jogo do Corinthians no Peru em meio a surto de doença: ‘Não somos cobaias’

Departamento de futebol do Timão está preocupado com as condições para a partida no Peru, pela Sul-Americana

Por Lance! 12/07/2023 10h10
Luxa questiona jogo do Corinthians no Peru em meio a surto de doença: ‘Não somos cobaias’
Vanderlei Luxemburgo, técnico do Corinthians - Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Técnico do Corinthians, Vanderlei Luxemburgo questionou a realização da partida entre o Timão e o Universitário, do Peru, na próxima terça-feira (18), pela Copa Sul-Americana. O motivo da preocupação é o estado de emergência decretado pelo governo peruano no último domingo (9), devido ao surto da síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica que afeta os sistemas imunológico e nervoso periférico.

- Independentemente do país, um surto é um surto, uma pandemia é uma pandemia. Nós não somos cobaias. Quem são os responsáveis por irmos lá e sermos contaminados? Não há um decreto federal, do Ministério da Saúde, que decreta que há um surto? Queremos jogar no Peru, mas neste momento temos que ter responsabilidade. Por que temos que ir lá jogar? Será que no futebol sempre precisa acontecer algo para que as pessoas tomem decisões responsáveis? Se eu não for, para cuidar da minha saúde, desisti do time. Então, tenho que me expor e expor a equipe lá? É necessário pensar com mais responsabilidade no futebol. Não se trata apenas de violência. Deve-se se preocupar com muito mais coisas, equilíbrio e não apenas com a parte financeira - disse o treinador durante a entrevista coletiva após a vitória sobre o próprio Universitário, no jogo de ida das fases de playoffs da Sul-Americana.

O departamento de futebol corintiano está preocupado com as condições para a realização da partida, que já tem mais de 60 mil ingressos vendidos - todos para torcedores da equipe peruana, uma vez que ainda não há informações sobre a abertura de vendas para visitantes. O clube alvinegro está em comunicação com a Conmebol, mas não acredita que o jogo possa ser remarcado ou cancelado.

Em campo, o Corinthians tem a vantagem do empate para avançar às semifinais da Sul-Americana, já que venceu o Universitário por 1 a 0, na Neo Química Arena. O placar magro frustrou as expectativas para o Timão na partida, mas Luxa justificou, elogiando a qualidade defensiva do adversário.

- Tem um adversário que jogou com uma linha de cinco e não se desfez em momento algum, e nós fizemos um gol. Parece que sempre falta um pouco mais. Fizemos por merecer o resultado. Eles estavam bem postados. Fizemos um jogo taticamente correto, e o resultado foi o que levamos para lá. Tivemos intensidade, mas faltou um pouquinho mais - pontuou o treinador corintiano.

Antes de enfrentar o Universitário novamente, o Corinthians tem um compromisso diante do América-MG, pelas quartas de final da Copa do Brasil. O confronto acontecerá neste sábado (15), em Itaquera. O Timão precisará reverter um placar adverso de 1 a 0, que ocorreu no jogo de ida, em Belo Horizonte, na semana passada.