Futebol

Palmeiras registra feito inédito em uma janela de transferências desde a chegada da patrocinadora

Verdão fechou período sem realizar contratações pela primeira vez na era Crefisa

Por Lance! 04/08/2023 10h10
Palmeiras registra feito inédito em uma janela de transferências desde a chegada da patrocinadora
Leila Pereira é a primeira presidente campeã do Brasileirão - Foto: Arquivo pessoal/Leila Pereira

O Palmeiras fechou a janela de transferências, encerrada nesta quarta-feira (2) sem contratar jogadores. Foi a primeira vez que o Verdão não concretizou negociações por atletas desde que a Crefisa, empresa da presidente Leila Pereira, chegou ao clube.

Em todos os anos até aqui, o Alviverde trouxe pelo menos um reforço nas janelas internacionais. Dessa vez foi diferente. Em 2015, primeiro ano da patrocinadora no Palmeiras, 25 jogadores foram anunciados, sendo esse, inclusive, o ano em que o Verdão negociou com o Dínamo Kiev-UCR pela contratação do ídolo Dudu pelo valor de 3 milhões de euros (R$ 16 milhões na cotação atual) por 50% dos direitos econômicos do atacante.

Em 2016, foram mais 14 reforços, incluindo grandes nomes como Róger Guedes e Edu Dracena. Naquele ano, o Palmeiras conquistou o Campeonato Brasileiro, somando seu nono título da competição. No ano seguinte, dentre mais 14 contratações, uma futuramente entraria para os livros de história do futebol: Deyverson, o herói alviverde nas conquistas do Brasileirão de 2018 e da Libertadores de 2021.

O ano de 2018 ficou marcado pela chegada de jogadores que são peças fundamentais para a atual equipe de Abel Ferreira: o goleiro Weverton, o zagueiro Gustavo Gómez e o lateral Marcos Rocha. Além deles, mais seis reforços chegaram ao Verdão naquele ano. Em 2019, período das chegadas dos hoje titulares Mayke e Zé Rafael, foram dez atletas contratados ao total.

Depois, a queda do número de reforços foi brusca. Justamente em 2020, ano em que começou a pandemia, foram apenas cinco novos jogadores, incluindo nomes importantes como Rony e Viña. Apesar do ano incomum, o Verdão conquistou a Copa do Brasil, o Campeonato Paulista e o Campeonato Brasileiro na temporada.

Piquerez, comprado junto ao Peñarol-URU por 3,2 milhões de euros (R$ 17 milhões na cotação atual), foi o principal reforço de 2021. Junto a ele, foram mais três novos atletas. No ano passado, o Palmeiras trouxe oito reforços - Flaco López, Marcelo Lomba, Murilo e Jailson são os que continuam no time.

Neste ano, até aqui, o Verdão trouxe apenas dois reforços: Richard Ríos e Artur. Dessa forma, 2023 já é o ano com menos contratações da era Crefisa, sendo esta janela de transferências, encerrada na quartam a primeira em que o clube não negociou jogadores no período. Também é a primeira janela que o Alviverde passou 'zerado' com Anderson Barros, já que ele foi contratado para o cargo de diretor de futebol do Palmeiras no final de 2019.

No entanto, vale ressaltar que o Palmeiras ainda pode contratar jogadores em 2023. Com o encerramento da janela, o Verdão pode contratar apenas atletas que estão livres no mercado, ou seja, que não possuem vínculo com outro clube, ou que o contrato tenha se encerrado até esta quarta-feira (2). No entanto, é necessário ficar atento aos prazos para inscrições de atletas nas competições que ainda disputa: Libertadores e Campeonato Brasileiro.

Caso avance para as quartas de final do torneio continental, o Palmeiras terá o dia 19 de agosto para substituir até três nomes da lista final de inscritos. Até o dia 25 de agosto, o Verdão pode inscrever mais 14 jogadores no Campeonato Brasileiro, totalizando 50 nomes na lista, que é o limite imposto pelo regulamento. Caso queira substituir algum integrante, o clube terá até o dia 15 de setembro para trocar no máximo oito atletas.

Confira a quantidade de reforços do Palmeiras ano a ano na era Crefisa:

2015 - 25 jogadores
2016 - 14 jogadores
2017 - 14 jogadores
2018 - 9 jogadores
2019 - 10 jogadores
2020 - 5 jogadores
2021 - 3 jogadores
2022 - 8 jogadores
2023 - 2 jogadores