Futebol

Além de Giuliano, outros jogadores do Corinthians estão incomodados com Luxa

Não há racha no elenco com o técnico, mas falta de convicção em diversas ideias e métodos de trabalho do treinador

Por Lance! 22/09/2023 10h10
Além de Giuliano, outros jogadores do Corinthians estão incomodados com Luxa
Vanderlei Luxemburgo gostaria de contar com Guilherme Biro no Corinthians - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Na última segunda-feira (18), o meia Giuliano deixou claro que, ao seu ver, algumas escolhas de Luxa o prejudicaram durante a temporada. E o meio-campista não é o único insatisfeito com o trabalho desenvolvido pelo treinador. Outros jogadores do Corinthians também estão incomodados.

Não há racha entre o elenco corintiano e o técnico, mas falta de convicção da maioria dos atletas em relação a diversas decisões de Luxemburgo. Alguns deles, inclusive, se sentem prejudicados individualmente por elas.

Um exemplo é o zagueiro Bruno Méndez, que tem sido constantemente escalado como lateral-direito. O jogador deseja se firmar como zagueiro e não ser uma espécie de escape nas ausências de Fagner, que têm sido cada vez mais constantes por conta dos problemas físicos do atleta.

Méndez esteve presente nas duas primeiras convocações da seleção uruguaia após a última Copa do Mundo na sua posição de origem e acredita que ter uma sequência atuando pelo setor será fundamental para ele se firmar e realizar o sonho de jogar na Europa, algo que nunca escondeu da diretoria corintiana. A condição do zagueiro no Timão, inclusive, tem feito ele repensar sobre a continuidade na equipe alvinegra, já que o contrato se encerra em dezembro.

O meio-campista Renato Augusto é outro que teve suas discordâncias com Luxemburgo. A principal foi por conta dos questionamentos feitos pelo treinador ao cronograma físico cumprido pelo camisa 8 com o fisioterapeuta Bruno Mazziotti.

Renato e Mazziotti trabalham juntos desde a primeira passagem do meia pelo Parque São Jorge, entre 2013 e 2015. E o profissional que atualmente é líder do núcleo de saúde e performance corintiano seguiu orientando o jogador em relação aos cuidados físicos durante as cinco temporadas dele no futebol chinês. Além disso, os dois são amigos pessoais.

Renato Augusto também se incomodou com algumas escolhas de Vanderlei Luxemburgo no campo. A principal delas, quando foi escalado como 'falso nove' no confronto de volta pelas quartas de final da Sul-Americana, contra o Estudiantes, em La Plata. O meia acha que a sua dinâmica de jogo por vezes é prejudicada por conta das questões táticas.

De toda forma, a hierarquia de Luxemburgo sempre foi respeitada, até mesmo pelas lideranças do elenco. O clima no cotidiano no CT Joaquim Grava, que sempre foi de bastante seriedade, inclusive, está ainda maior nos últimos dias. Luxa tem sido mais direto no seu trabalho e priorizando as orientações coletivas.

Vanderlei também tem mudado alguns discursos de estratégia, buscando uma postura de cada vez mais posse de bola e jogo vertical. Antes, o treinador prezava bastante pelos ajustes individuais.

Antes mais 'confortável', mesmo em meio à pressão, Luxemburgo tem visto o incômodo aumentar internamente, principalmente por conta da proximidade do Corinthians à zona do rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

O treinador, no entanto, tem acreditado bastante na possibilidade do título da Conmebol Sul-Americana. Esse é o grande objetivo pessoal de Vanderlei nesta temporada. Ele sabe que dificilmente vai permanecer no Timão na próxima temporada e deseja deixar o clube com um título, pois seria importante também para o profissional se recolocar no mercado para a próxima temporada.