Desejo da direção e elogios de Dorival: o que pode pesar a favor da permanência de Rafinha no São Paulo
Lateral-direito reafirmou desejo de se aposentar em 2024; resta saber em qual clube
Após a conquista da Copa do Brasil, a direção do São Paulo dá os primeiros passos para a montagem do elenco pensando na temporada 2024. Uma das prioridades neste processo é a renovação de contrato do lateral-direito Rafinha, cujo vínculo com o Tricolor se encerra em dezembro deste ano.
A reportagem revelou recentemente que a permanência do veterano no Morumbi depende exclusivamente dele. Esse é um dos fatores que podem pesar a favor da renovação do jogador, que reafirmou, após a vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, o seu desejo em se aposentar na próxima temporada.
Junto ao desejo da diretoria, um outro fator de peso pode influenciar nessa decisão: Dorival Júnior. Após a vitória no Majestoso, o técnico foi direto ao dizer que não quer perder o lateral para a próxima temporada. Três dias antes, na coletiva após a vitória do Tricolor sobre o Coritiba, o treinador já tinha demonstrado tal desejo. Dorival rasgou elogios ao atleta e afirmou que jogadores como Rafinha não poderiam se aposentar do futebol.
- Eu já pontuei em alguns clubes que passei: jogadores como Renato (do Santos), Ricardo Oliveira, Renato Augusto, Rafinha… são jogadores que não poderiam parar. Fazem bem ao futebol brasileiro e mundial. São profissionais acima da média. Contribuem dentro de campo e fora dele, têm aceitação de boa parte do grupo. Sempre deixam ótimas impressões. Esses jogadores precisam ser mais valorizados - disse Dorival na quarta-feira (27).
De fato, a importância de Rafinha no elenco do São Paulo vai muito além do campo. No vestiário, é uma das vozes mais ativas no incentivo e cobrança aos companheiros de elenco. Essa característica de liderança é enxergada pela comissão técnica como um trunfo na busca por títulos, segundo o próprio treinador. Vale lembrar que o clube já está garantido na próxima Libertadores, graças ao título da Copa do Brasil.
- Quando uma equipe encontra dois ou três jogadores desse nível, você tem meio caminho andado para atingir resultados importantes. Esses jogadores são escassos. Temos que tentar formar jogadores nesse nível.
Vale destacar, no entanto, que o treinador não deve interferir na escolha do lateral. Dorival, que sempre prezou por uma boa gestão de pessoas em seus trabalhos, já foi jogador e sabe que a decisão sobre o momento da aposentadoria cabe somente ao jogador.
Ainda que o desejo da direção e da comissão técnica em contar com Rafinha na próxima temporada pesem a favor de uma permanência, o aspecto físico pode dificultar uma tomada de decisão mais rápida. Após a final diante do Flamengo, o lateral chegou a afirmar que 'o corpo está acusando', em referência a dores que vem sentindo.
- Meu corpo já está acusando, as dores aumentando. No meio ou fim do ano que vem vou parar. Vou descansar, são 22 (anos) de futebol. Quero aproveitar minha família, minhas filhas estão crescendo - revelou o jogador.
Veja também
Últimas notícias
Carnaval: Em menos de 24 horas, MPAL participa de 13 audiências de custódia no Sertão, uma de tentativa de homicídio
Recifes de Alagoas entram em projeto nacional de monitoramento e restauração ambiental
Violência no Agreste: MPAL desbanca álibi e pede prisão de mulher suspeita de matar esposo
Flávio Bolsonaro assina pedido de impeachment de Toffoli
“Maceió Abraça o Mundo”: Estudantes da rede municipal relatam emoção e expectativa rumo a Londres
Mulher morre e outras três pessoas ficam feridas após caminhonete capotar na AL-220
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
