Futebol

Valor pago com ajuda da família de Neymar reduziu a pena de Dani Alves

Dinheiro doado por pai de Neymar foi considerado atenuante por juíza da Audiência de Barcelona

Por Lance! 22/02/2024 13h01
Valor pago com ajuda da família de Neymar reduziu a pena de Dani Alves
Neymar e Dani Alves em treino da Seleção Brasileira - Foto: Jung Yeon-Je/AFP

Daniel Alves foi condenado a quatro anos e meio de prisão por agressão sexual, em Barcelona. O tempo de reclusão está longe dos 9 anos solicitados pela Promotoria espanhola e ainda mais distante dos 12 anos pedidos pela vítima. Esta redução teve uma participação indireta de Neymar.

Segundo a sentença, o tribunal aplicou ao jogador uma circunstância atenuante de reparação do dano ao considerar que "antes do julgamento, a defesa depositou na conta do tribunal a quantia de 150 mil euros para ser entregue à vítima independentemente do resultado do julgamento, e esse fato expressa, segundo o tribunal, 'uma vontade reparadora'".

Fundamentais para a redução da pena, os 150 mil euros (cerca de R$ 800 mil) pagos por Daniel Alves ao tribunal foram doados pela família de Neymar. Vale lembrar que o lateral está sem acesso aos seus bens desde que foi preso, em janeiro de 2023.

- Daniel Alves foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão;
- O Ministério Público da Espanha pedia nove anos de reclusão;
- A acusação particular (equipe de advogados da vítima) pedia 12 anos.

O jogador está preso há 1 ano e um mês, desde o dia 20 de janeiro de 2023. Este período será abatido da pena total do brasileiro.

Além da indenização e do tempo na prisão, Daniel Alves terá liberdade vigiada por cinco anos depois de cumprir o regime fechado. Além disso, o brasileiro também está proibido de se aproximar da casa ou do local de trabalho da vítima.

Entenda a ajuda da família de Neymar a Dani Alves

Depois do julgamento de três dias, no início de fevereiro, a juíza da Audiência de Barcelona considerou como único atenuante a indenização voluntária. Este montante teve origem de uma doação da família de Neymar e ajudou a reduzir a pena de Daniel Alves.

O dinheiro foi transferido por Neymar da Silva Santos, pai do atacante do Al-Hilal e que confirmou a doação como "ajuda a um amigo". O valor então depositado pela defesa do atleta na conta do tribunal, para ser repassado à vítima "com independência do resultado do julgamento".